Brasil Food Trends

Capítulo 5.3. EMBALAGENS - importância estratégica A embalagem tem um papel vital no mercado de alimentos e bebidas. Pode ser usada para conferir uma vantagem competitiva ao produto, para aumentar o valor aparente deste ou para oferecer uma vantagem funcional, influenciando a frequência de consumo. Além das funções de preservação/conservação, os fabricantes de alimentos e bebidas têm percebido a importância da embalagem na comunicação com o consumidor e isto tem sido uma força motriz de inovação no setor. A inovação na embalagem pode determinar onde e quando o alimento será consumido. 111 BrasilFoodTrends2020 O aumento do poder de compra do consumidor e o con- sumo de massa continuarão a impulsionar o desenvolvimen- to do mercado de embalagens para alimentos. Espera-se um crescimento do volume de vendas de alimentos embalados em torno de 17% entre 2007 e 2012, o que trará impactos positi- vos no setor de embalagem (1) . As cinco tendências identificadas e apresentadas neste estudo, com base nas quais será discutido o setor de embala- gens, são: sensorialidade e prazer, saudabilidade e bem-estar, conveniência e praticidade, confiabilidade e qualidade, e sus- tentabilidade e ética. Claire I. G. L. Sarantópoulos, Jozeti Barbutti Gatti e Tiago B. Hellmeister Dantas

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==