Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 100 conveniência e simpl icidade FIGURA 4.28 Embalagens para consumo em trânsito e apelo sustentável na reutilização Fonte: Divulgação Ícones dos itens das embalagens facilmente as- sociadas ao consumo em trânsito são as tampas utili- zadas em bebidas voltadas aos praticantes de espor- tes. Já existem no mercado diversos produtos com essa característica, mas podemos encontrar algumas inova- ções, como a tampa com válvula de silicone da bebida Powerade, da Coca-Cola ( Figura 4.28 ). Além de a em- balagem apresentar um formato que facilita o manuseio durante a prática de esportes e seu rótulo possuir uma área que permite a visualização do volume de produto que resta, a tampa apresenta outras características que a diferenciam das demais: abertura flip-top com mais de 180 graus, válvula de fluxo, duplo sistema antiviola- ção e sistema de vedação que elimina o selo de alumí- nio para os sistemas de enchimento a quente. A tampa pode ser aberta ou fechada com apenas uma das mãos. Ainda na linha do consumo em trânsito temos as embalagens colapsáveis, não apenas após o consumo, com apelo à sustentabilidade no quesito redução de volume de descarte, mas também visando o transpor- te do produto na forma mais compacta possível. Como exemplo temos um projeto de embalagem sanfonada, a Accordion Package (YANKO DESIGN, 2012), destinada a produtos secos, como sopas; a embalagem colapsada contendo o produto pode ser estendida para a adição de água e consumo do produto diretamente na embalagem ( Figura 4.29 ). Outro projeto interessante é o Coffree , um sachê que se transforma em xícara, bastando adi- cionar água quente; a aba contendo as instruções de uso serve como asa da xícara ( Figura 4.29 ). FIGURA 4.29 Embalagens com portabilidade Fonte: Divulgação No Brasil, já existem diversos itens para consumo em trânsito, como o queijo Pocket Polenguinho, em um cartucho de fácil abertura contendo duas unidades do produto, e a linha Fast da Nestlé, de bebidas lácteas, com forte apelo ao consumo em trânsito, “a qualquer hora, em qualquer lugar”, e um excelente desenvolvi- mento de interação com o consumidor por meio do site , com jogos e músicas, bem como aplicativos para celu- lares, com informações sobre os produtos.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==