Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 102 conveniência e simpl icidade FIGURA 4.33 Embalagem para transporte de refeições prontas Fonte: Divulgação FIGURA 4.34 Embalagens empilháveis para transporte de refeições prontas Fonte: Divulgação para viagem, tanto na questão visual quanto na facili- dade de consumo. Um exemplo disso é a embalagem de entrega do restaurante dinamarquês Sticks’n’Sushi ( Figura 4.33 ), que possui um excelente visual aliado à praticidade de um sistema de minibandejas, mantendo os pratos organizados e separados entre si. Nessa mesma linha, a Sta-Pack , da empresa BMJ, na Indonésia, oferece compartimentos separa- dos para as refeições sem comprometer a facilidade de transporte ( Figura 4.34 ). Interatividade O conceito de embalagem interativa relaciona-se àquela que cumpre múltiplas funções e que requer ou convida ao envolvimento do consumidor. Além da pro- teção e da exposição da marca de um produto, a emba- lagem interativa pode agregar valor. O papel interativo da embalagem pode estar relacionado com informações sobre o produto, o divertimento e o estímulo à criativi- dade do consumidor (RAITHATHA, 2009). No campo da informação, encontramos embala- gens interativas das mais simples às mais tecnológicas. Exemplos das mais simples podem ser facilmente encon- trados hoje nos pontos de venda, como as embalagens com informações em braile, para os mais diversos produ- tos e disponíveis em vários materiais, desde aquelas em cartão, utilizadas, por exemplo, em pratos congelados, ce- reais e balas, até as metálicas e de vidro, como em acho- colatados e geleias ( Figura 4.35 ). Há também os sistemas de informação por meio de códigos bidimensionais, como os QR Codes e Data Matrix ( Figura 4.36 ), tratados no ca- pítulo Qualidade e Novas Tecnologias. Tais códigos permi- tem que o consumidor acesse diversos dados do produto, como origem, informações nutricionais etc. Outro exemplo é a embalagem de KitKat da Nes- tlé, para envio por correio ( Figura 4.37 ), que já vem desenhada como um cartão-postal, para que o consumi- dor preencha com uma mensagem e os demais dados e envie para presente. Na linha infantil, a embalagem da bala líquida WarHeads Double Drops ( Figura 4.38 ), que vem em dois sabores, permite que os mesmos sejam consumi- dos separadamente ou misturados. Já no conceito do entretenimento, a embalagem pode servir como ferramenta para diversas possibilidades. Não se trata de algo novo, pois há muito tempo esse con- ceito é utilizado em embalagens para cereais e gelatinas, dentre outros, voltado principalmente ao público infantil. Porém, as novas tecnologias, envolvendo internet, celu- lares, tablets e outros dispositivos, permitem que o nível de interatividade seja bem maior. É possível criar rótulos personalizados em websites, como no caso da batata Prin- gle’s ou do refrigerante Jones Soda ( Figura 4.39 ).

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