Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 106 conveniência e simpl icidade FIGURA 4.47 Porção individual com apelo à saudabilidade Fonte: Divulgação FIGURA 4.46 Porcionamento pela quantidade de calorias Fonte: Divulgação FIGURA 4.45 Nutracêuticos em porções individuais Fonte: Divulgação As porções individuais podem também ser utili- zadas como uma maneira conveniente de trazer bene- fícios à saúde do consumidor (BLAKE, 2006) e a em- balagem pode ser uma ferramenta para isso. A empresa Protica, especializada em pesquisa e inovação na área nutracêutica, oferece diversos produtos em porções in- dividuais, como proteínas de alta absorção na forma de bebidas e geleias ( Figura 4.45 ). O porcionamento pode ser efetuado também em função da quantidade de ca- lorias, como, por exemplo, a linha “100 calorias” da Mabel ( Figura 4.46 ). Outro segmento ao qual se aplicam as porções in- dividuais é o mercado de consumidores da terceira idade. A empresa japonesa QP Corp desenvolveu uma linha de produtos em porções individuais com foco nas necessida- des desse grupo: alimentos macios, de fácil mastigação e deglutição, nutricionalmente adequados, com informa- ções de fácil leitura e, em termos de conveniência, além do porcionamento, são alimentos prontos para consumo, bastando serem aquecidos (ANNETTE, 2008). No segmento do público infantil, as embalagens são atrativas, divertidas e, em geral, com apelo à sau- dabilidade, como, por exemplo, o produto Foodles, da Crunch Pak em parceria com a Disney, em porção in- dividual, com diferentes compartimentos, mesclando diversos produtos como frutas, legumes, queijos, iogur- tes e cereais ( Figura 4.47 ). Há também inovações nos alimentos para bebês. A Plum Organics, além de inovar com alimentos infantis em porções individuais acon- dicionadas em pouches , desenvolveu um sistema para consumo direto na embalagem, bastando acoplar dire- tamente no bocal do pouch uma pequena colher que é utilizada para alimentar o bebê ( Figura 4.48 ).

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==