Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 113 estética e identidade Consumo hedonista A embalagem como fonte de felicidade O consumo hedonista caracteriza-se pelo princí- pio da satisfação e do uso de produtos e serviços que proporcionem prazer intrínseco. O consumo deixa de ser uma atitude para resolver uma necessidade, pas- sando finalmente para o desejo de felicidade. Nem que seja momentânea (RIEPING, 2012). A principal característica do consumo hedonista é a busca por prazer imediato, levando à satisfação dos sentidos, estimulando assim todos os aspectos emocio- nais. Um exemplo muito claro de consumo hedonista é: depois de um expediente de trabalho, uma consumido- ra resolve ir ao shopping passear. Geralmente esse pas- seio, sempre lhe custa um produto que adquire durante o caminhar pelas vitrines. Mas ela passa em frente a uma loja de chocolates e pensa “vou comprar uma cai- xa de bombons, porque eu mereço.” Esta é uma consta- tação nítida de que essa consumidora buscou naquele momento um produto que lhe proporcionasse prazer. Nesse aspecto, o design da embalagem deverá, além da funcionalidade, incorporar uma experiência sen- sorial ao produto. Inovações em formatos e tamanhos, juntamente com técnicas avançadas de impressão, darão destaque aos produtos em relação à concorrência, revita- lizarão marcas, acrescentarão appetite appeal e atrairão o consumidor. Com isso o item terá o posicionamento de um produto premium no mercado e terá maior diferen- ciação quando comparado aos demais. Um exemplo de produtos de extrema indulgência explorada na embalagem são as sobremesas da marca Gü ( Figura 5.5 ). A imagem impressa nas embalagens em cartão escuro e fosco, aliada à qualidade da impres- são, transmite a excelência dos ingredientes utilizados e cria uma aparência e sensação atrativas aos olhos do consumidor, valorizando o sabor refinado e único de suas sobremesas. A atenção aos detalhes incorporados na embalagem demonstra o posicionamento de uma marca de indulgência. Gosto por produtos refinados, prazer e satisfação são as principais características que definem a ten- dência pela busca por produtos de “indulgência sem culpa” (incorporação de novos atributos para diminuir a rejeição de itens com alto teor calórico, gordurosos etc., ou redução de porção ou tamanho da embalagem), produtos com sabores e texturas diferentes (produtos gourmet ), produtos interativos e produtos exóticos que permitem novos estímulos sensoriais e a fuga do coti- diano (HILL, 2010; REGO, 2010). Os chocolates provocam essas sensações, ain- da mais quando associados a superfrutas como romã, açaí e framboesa, altamente valorizadas por suas pro- priedades antioxidantes. A empresa Brookside combi- na chocolate amargo com essas três frutas e utiliza uma embalagem flexível, que pode ser autossustentá- vel ( stand up pouch ) ou não, com uma foto bastante atraente ( Figura 5.5 ). FIGURA 5.5 Embalagens para produtos indulgentes Fonte: Divulgação Outro bom exemplo de produto de “indulgência sem culpa” que se utilizou dos recursos da embalagem para atrair o consumidor é a linha Five de sorvetes da Häagen-Dazs, que, como o próprio nome já diz, é elabo- rado com apenas cinco ingredientes: leite, creme de lei- te desnatado, açúcar, gemas de ovo e ingredientes que lhe conferem sabor (menta, baunilha, caramelo etc.). Além disso, a embalagem com layout clean e refinado reflete a arquitetura da marca e traduz o conceito do novo produto ( Figura 5.6 ).

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