Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 115 estética e identidade O uso de elementos visuais é uma importante ferramenta destinada a proporcionar o reconhecimento e a identificação da marca. A embalagem é um dos mais importantes intermediários entre o consumidor e a marca; é o seu primeiro contato com o produto. Assim, as indústrias usuárias de embalagem devem buscar a diferenciação com designs inovadores e de alto impac- to, a fim de destacar seus produtos dentre as diversas opções disponíveis nos pontos de venda. Para construir a identidade de uma marca es- forços devem ser direcionados para a criação de um símbolo ou logotipo aliado a expressões que definirão sua essência, personalidade, estilo e posicionamento competitivo. A identidade da marca pode ser constru- ída por meio de nomes, letras, emblemas, figuras ou símbolos capazes de diferenciá-la de outras marcas e propiciar o seu rápido reconhecimento, conforme exemplos apresentados a seguir ( Figura 5.10 ). Uma marca deve sempre estar ligada à imagem da empresa e representar a expectativa do consumidor através de recursos cognitivos (HILL, 2010; SERAGINI, 2010; BRANDT, 2010). FIGURA 5.8 Máquinas interativas Fonte: Divulgação descobriu que algumas mulheres preferem explorar pro- dutos de beleza por conta própria, no entanto, isso nem sempre é possível quando os produtos são colocados fora do alcance ou estão atrás do balcão ( Figura 5.8 ). Outros aspectos do consumo hedonista estão relacionados à alimentação para saúde e o bem-estar, com melhora da aparência física e da beleza. Nesses casos, a embalagem deve ser clara o suficiente para transmitir ao comprador e futuro consumidor quais os benefícios proporcionados pelo bem adquirido. Os pro- dutos ViaVienté 5Alive e Beauty Candy são exemplos de onde é possível observar como a embalagem pode atrair a atenção do consumidor ( Figura 5.9 ). Beauty’in é a marca de “aliméticos” (alimentos com propriedades cosméticas) criada em 2010 e Beauty Candy é uma bala à base de colágeno que teve suas embalagens de 150 gramas trocadas, pois os antigos stand up pouches confundiam o consumidor. De acordo com a dona da marca, os consumidores confundiam as balas nas em- balagens antigas com refis de cosméticos. A nova em- balagem é um cartucho (mais parecida com as embala- gens de alimentos) e a janela facilita a identificação do produto pelo consumidor (MAIS..., 2012). FIGURA 5.9 Embalagens de produtos para o bem-estar Fonte: Divulgação 5.2 PACKAGING RENOVATION Uso de Símbolos, Cores e Formatos Especiais

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