Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 116 estética e identidade FIGURA 5.10 Identidades de marcas consolidadas Fonte: Divulgação A escolha do material da embalagem, a exem- plo de embalagem plástica, metálica, de vidro, car- tonada etc., usualmente é conduzida em função da característica e exigências de proteção do produto acondicionado. No entanto, uma grande variedade de formatos pode ser encontrada dentro de uma mesma categoria de produtos. Para cada categoria cabe a opção da escolha de um formato exclusivo ou não, pois, nesse caso, exis- te ainda a possibilidade de diferenciação do produto por meio do uso de rótulos especiais, fechamentos e selos. Em muitos casos, uma embalagem de formato simples e funcional oferece uma projeção da marca e pode garantir a lealdade do consumidor. Contudo, a elaboração de uma estrutura ou for- mato diferenciados tem por função aumentar a valoriza- ção da marca através de um estilo único e impactar na percepção e reconhecimento da marca. Como exemplo são apresentados o formato ex- clusivo das embalagens de Yakult, do chocolate Toble- rone e da vodca Absolut, sem esquecer do tradicional formato Contour da garrafa de Coca-Cola, entre outros ( Figura 5.11 ). Esses são exemplos de formatos de em- balagens que se tornaram ícones e que levam à rápida identificação da marca pelo consumidor. FIGURA 5.11 Exemplos de formatos de embalagens que se tornaram ícones no mercado Fonte: Divulgação Portanto, a macrotendência relacionada ao uso de símbolos e formatos especiais busca a identificação e o reconhecimento da marca por meio da embalagem, para diferenciar e expressar a qualidade do produto, a autenticidade e a sua personalidade. Em muitos casos, em especial nas categorias de produtos, a inovação na estrutura ou no formato é utili- zada para desafiar os limites do design da embalagem (HILL, 2010). Essa tendência é bastante forte no segmento de embalagens para cosméticos que se utilizam de forma- tos únicos e exclusivos para criar uma clara diferencia- ção de seus produtos de outras marcas dentro de uma mesma categoria. Como exemplo são apresentados os perfumes das grifes Nina Ricci , com embalagem em formato exuberante que representa a mulher urbana em cor vibrante, Jean Paul Gautier , que explora a elegância das curvas femininas no formato da embalagem e, Vi- vienne Westwood , com uma exclusiva tampa em forma de coroa dourada ( Figura 5.12 ).

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