Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 117 estética e identidade FIGURA 5.12 Embalagens para perfumes com formatos únicos e exclusivos Fonte: Divulgação Assim como no segmento de embalagens para cosméticos, a busca por formatos exclusivos e diferen- ciados é uma forte tendência também em outros seg- mentos de embalagens para garantir a valorização do produto, atrair a atenção do consumidor nos pontos de venda e o sucesso da marca. Embora o mercado de ali- mentos e bebidas evite investimentos pesados em no- vos desenvolvimentos de embalagem, devido à menor margem de lucro e maior rotatividade do produto, apos- tar nessa direção acaba sendo um recurso diante do cenário de verbas reduzidas para a publicidade (FORÇA visível..., 2011). A premiumization estimula o desenvolvimento de novas e atrativas embalagens para alimentos e bebidas. A inovação da embalagem, por sua vez, desempenha um papel de fundamental importância para influenciar a decisão de compra dos consumidores. Para atender a uma demanda específica do mercado, o formato da embalagem pode ser desenvolvido com o objetivo de ex- plorar a sofisticação e o luxo de algumas categorias de produtos. Opções atrativas e modernas, diferenciadas pelo formato e esteticamente agradáveis também têm sido o alvo de muitos desenvolvimentos de embalagens em diversos segmentos no mercado mundial (INNOVA- TIONS..., 2010). O segmento de sucos também vem apostando em formas distintas para aumentar o reconhecimento da marca. Como exemplos são apresentadas as embala- gens da empresa francesa Pére Juice que imitam o for- mato de uma pêra para enfatizar que o produto é 100% natural; da marca Gloji para bebida energética à base de Goji Berry , uma fruta exótica da China, que num pri- meiro momento parece de perfume, e que apostou num formato diferenciado para refletir a qualidade natural, a ausência de aditivos artificiais e as propriedades ener- géticas do produto; e a utilizada para suco de romã da marca POM Wonderful , 100% natural e com formato único, que remete à imagem da romã e que demonstra a personalidade da marca por não ser um produto usual (GLOJI, 2012; ROLL GLOBAL, 2012; SUNRISE PA- CKAGING, 2012) ( Figura 5.13 ). A diferenciação pode também ser utilizada na li- nha de produtos frescos. A americana Live Gourmet, com sua embalagem em formato squircle (do inglês square , quadrado, e circle , círculo), além de conseguir maior destaque visual aos seus produtos, obteve ganhos de otimização de espaço, melhoras no sistema automá- tico de embalagem e ainda propiciou ao consumidor o fácil manuseio e refechamento ( Figura 5.13 ). FIGURA 5.13 Embalagens com formatos distintos para representar a qualidade premium e natural Fonte: Divulgação

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