Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 118 estética e identidade a atividade física ( Figura 5.15 ). Outros exemplos são as embalagens de vidro para azeite de oliva Dama Hoji- blanca , da Sandeleh Alimentos, em formato ergonômi- co que facilita a pega, as embalagens para coquetéis da marca Mojito, em formato diferenciado, e a embalagem para cappuccino da marca Três Corações, de formato não cilíndrico, ergonômico e compacto (BUSINESS INSIGHTS, 2010; BUSINESS INSIGHTS, 2011; CAP- PUCCINO..., 2011) ( Figura 5.15 ). FIGURA 5.15 Embalagens com formatos funcionais e ergonômicos Fonte: Divulgação Designs de embalagens com formatos pouco usu- ais e diferenciados vêm se tornando uma ferramenta muito utilizada para garantir o apelo visual de produtos, especialmente voltados para o público infantil (BUSI- NESS INSIGHTS, 2011). Na busca pela diferenciação, o formato da embalagem pode também ser direcionado ao aspecto lúdico e de entretenimento, a exemplo da- quelas para higiene pessoal que utilizam licenças de personagens do cinema ou da televisão para atrair a atenção do público infantil e cativar os adultos pela sua qualidade e apelo visual ( Figura 5.16 ). A categoria de bebidas alcoólicas é outro seg- mento que vêem constantemente inovando em forma- tos modernos e esteticamente agradáveis, a exemplo das embalagens para vinhos Rosé e Verde da marca Lagosta, recriadas com o objetivo de modernização e direcionadas para um público mais refinado; da vod- ca Ultra Premium , Roberto Cavalli, um produto italiano sofisticado e comercializado em embalagem de vidro com uma serpente enrolada ao redor; a vodca Samurai, apresentada em embalagem de vidro que aparenta ter sido cortada ao meio por uma espada, e a embalagem para licores da marca SX Latin Liquors , que explora em seu formato curvilíneo a sensualidade feminina durante a dança (BUSINESS INSIGHTS, 2010; BAILADO Sen- sual..., 2011) ( Figura 5.14 ). FIGURA 5.14 Embalagens que apresentam formatos modernos, agradáveis e sensuais Fonte: Divulgação Outra tendência associada ao formato é explorar o aspecto funcional da embalagem, tais como a facili- dade de manuseio e a ergonomia, para um melhor po- sicionamento premium da marca e diferenciação nos pontos de venda. O formato ergonômico é especialmen- te importante para as embalagens destinadas ao merca- do de bebidas isotônicas e esportivas, pela necessidade de manuseio fácil e possibilidade de consumo durante

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