Brasil Pack Trends 2020
BrasilPackTrends2020 12 o mercado de embalagem: mundo e Brasi l O aumento na renda pessoal disponível nos paí- ses em desenvolvimento estimula a demanda por uma ampla gama de produtos em seus respectivos mercados de consumo, resultando em um crescimento nas indús- trias produtoras de embalagens para esses bens. Até 2016, estima-se que a participação do Brasil no mer- cado mundial aumentará de 3,7% para 4,0%. A expec- tativa é de que a China se consolide como o segundo maior mercado de embalagens, com o Brasil subindo da 7ª para a 5ª posição no ranking, até 2016 ( Tabela 1.2 ). Considerando as diferentes regiões, verifica-se que, conforme as estimativas apresentadas na Tabela 1.3, as quatro maiores regiões em vendas de embala- gens serão Ásia, América do Norte, Europa Ocidental e América do Sul e Central. TABELA 1.1 Vendas de embalagens: Países (2008, 2011 e projeções para 2016) Vendas de embalagens por país (US$ bilhões) Países 2008 Participação % 2011 Participação % 2016 Participação % Crescimento médio estimado 2011-2016 EUA & Canada 153 27% 168 25% 194 23% 2,9% China 50 9% 80 12% 117 14% 7,9% Japão 70 13% 76 11% 87 10% 2,7% Alemanha 33 6% 37 5% 42 5% 3,0% França 27 5% 30 5% 34 4% 2,1% Brasil 22 3,7% 25 4% 34 4% 6,2% Reino Unido 20 4% 22 3% 25 3% 2,6% Rússia 17 3% 21 3% 26 3% 4,9% Índia 9 2% 17 3% 25 3% 7,7% Itália 10 2% 12 2% 14 2% 2,0% Demais países 148 26% 187 28% 248 29% 5,8% TOTAL 559 675 845 Fonte: DATAMARK, MARKET..., 2008 TABELA 1.2 Os 10 maiores mercados de embalagem País Vendas (US$ bilhões) 2011 Ranking 2011 Vendas (US$ bilhões) 2016* Ranking 2016* EUA 141,1 1 163,6 1 China 79,7 2 116,6 2 Japão 76,3 3 87 3 Alemanha 36,5 4 42,3 4 França 27 5 30,4 7 Canadá 27 6 30,8 6 Brasil 25 7 33,8 5 Reino Unido 22,3 8 25,4 9 Rússia 20,5 9 26 8 Índia 16,9 10 24,5 10 *Estimativa Fontes: DATAMARK, MARKET..., 2008
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==