Brasil Pack Trends 2020
BrasilPackTrends2020 120 estética e identidade dutos. Dentre as opções encontram-se o uso de cores e ilustrações diferenciadas (na própria embalagem ou por meio de rótulos/técnicas de impressão) e os recursos ain- da pouco explorados, no Brasil, correspondentes ao uso da fotografia e da tipografia (HILL, 2010). A cor é uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento da concepção do design de uma embalagem, usualmente empregada para estimu- lar a associação do produto à marca (natural ou com apelo ambiental), despertar sensações e expressar a personalidade da mesma, cativando e influenciando o consumidor na decisão de compra. São observadas duas grandes tendências na uti- lização de cores e imagens no design gráfico de emba- lagens. Uma delas é a utilização de padronagens ili- mitadas, fortes e marcantes para atrair a atenção do consumidor e/ou transmitir o apelo premium de uma determinada categoria de produto. Outra tendência é a utilização de um número limitado de cores para a categoria de produtos associados ao aspecto da sauda- bilidade ou com apelo sustentável. A utilização de cores marcantes, minuciosamen- te selecionadas para criar a identidade da marca, foi concretizada nas embalagens dos produtos premium da linha Archer Farms , nos Estados Unidos, que também se valeu da opção de manter “janelas” transparentes nas embalagens para permitir a visualização do con- teúdo (HILL, 2010) ( Figura 5.18 ). No Brasil, a marca Pullman apresentou nova embalagem para o produto Bisnaguito, que ganhou cor vibrante e destaque para a mascote da marca, visando uma maior aproximação com o consumidor, aliando modernidade a tradição e oferecendo mais visibilidade nos pontos de venda ( Figu- ra 5.18 ). As embalagens da linha de leite condensado e creme de leite da Parmalat também foram reformuladas com novas cores e design para destacar os produtos nos pontos de venda e atrair a atenção dos consumidores (EXAME.Com, 2012) ( Figura 5.18 ). A tendência do uso de cores limitadas foi utili- zada nas embalagens de snacks da marca inglesa Bear para transmitir um aspecto 100% natural, livre de adi- ção de açúcar, conservantes ou aditivos nos produtos. Com acabamento fosco e cores limitadas para indicar o aspecto simples e natural do produto, a embalagem reflete a personalidade da marca (HILL, 2010) ( Figura 5.19 ). Por outro lado, o emprego de cores limitadas é um recurso favorável aos produtos com apelo sustentá- vel, pois a redução ou a ausência de pigmentos nas em- balagens favorece os processos de triagem e reciclagem dos materiais. É o que demonstra a lata de cerveja da marca Itaipava com o logotipo do Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental), voltado à preservação do meio ambiente (EXAME.Com, 2012) ( Figura 5.19 ). FIGURA 5.18 Embalagens com cores marcantes para criar a identidade da marca Fonte: Divulgação FIGURA 5.19 Cores limitadas para representar a saudabilidade do produto ou apelo ambiental Fonte: Divulgação Técnicas de marketing indicam a separação de cores em três grupos: quentes (vermelho, laranja e amarelo), frias (verde, azul e violeta) e neutras (cores monocromáticas como o preto, o cinza e o marrom) as quais em geral, são associadas a certos valores e sensa- ções para atrair a atenção do consumidor. A cor verde,
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