Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 121 estética e identidade por exemplo, apresenta forte vínculo com o equilíbrio e a natureza e, por esse motivo, é usualmente empre- gada em produtos naturais, saudáveis ou com algum apelo ecológico. O marrom natural do papel ou cartão também é empregado, em alguns casos, com essa fi- nalidade. A cor azul desperta sensações de fidelidade, confiança e amizade, e a vermelha representa dinamis- mo, é estimulante, passional e excitante podendo ser utilizada para realçar pontos específicos para atrair a atenção (MARCONDES, 2011; HILL, 2010). A cor ainda pode ser conferida por meio da adi- ção de pigmentos ao próprio material da embalagem. Essa técnica é constantemente observada no mercado de recipientes de vidro, com o desenvolvimento de co- res especiais, seja para conferir proteção à luz ao pro- duto sensível, seja para promover a imagem ou destacar os principais atributos do item acondicionado. Como exemplo, a cor azul da garrafa de vidro para água da marca Elisabethen Quelle , na Alemanha, foi utilizada principalmente para destacar seus atributos de pureza e frescor ( Figura 5.20 ). Já o azeite da marca Gallo, para reforçar o crescimento do produto no mercado brasilei- ro, investiu em uma embalagem de vidro mais escuro para preservar melhor sua qualidade contra a exposição direta à luz ( Figura 5.20 ). FIGURA 5.20 O uso da cor no vidro para destacar a qualidade premium do produto Fonte: Divulgação No mercado nacional, um exemplo dessa ten- dência para embalagens plásticas é o das garrafas de PET para água da marca Ouro Fino, que apostou “no ser diferente” e rompeu drasticamente com os padrões de cor usualmente empregados nas embalagens para água mineral (transparente, azul-claro ou verde) para se destacar e abrir novos mercados (MARCONDES, 2011). Neste caso, a empresa apostou ainda no di- ferencial pelo formato da embalagem. Outro exemplo são as garrafas de PET na cor preta para bebidas ener- géticas ( Figura 5.21 ). FIGURA 5.21 Embalagens de PET pigmentadas para bebidas Fonte: Divulgação A ilustração é outra opção utilizada para indicar a natureza e a qualidade de um produto. Com formas ilustrativas mais sofisticadas pode-se transmitir a perso- nalidade da marca, criar destaque nos pontos de venda e aumentar o apelo ao produto. A seguir são apresenta- dos alguns produtos que adotaram um estilo ilustrativo forte, com o objetivo de demonstrar a identidade da marca. Um exemplo é a marca de biscoitos artesanais, Two by Two , no Reino Unido, que, visando aumentar o interesse do público infantil, se utiliza de ilustrações de animais de contos e fábulas tradicionais, e cada figura de animal representa a forma do biscoito comercializa- do ( Figura 5.22 ). What On Earth é outra marca do Rei- no Unido que introduziu um conceito bonito e simples de embalagens para alimentos orgânicos. A embalagem

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