Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 122 estética e identidade FIGURA 5.22 Produtos que utilizam ilustrações diferenciadas para indicar a natureza e a identidade da marca Fonte: Divulgação FIGURA 5.23 Produtos que utilizam ilustrações em rótulos termoencolhíveis Fonte: Divulgação FIGURA 5.24 Produtos que utilizam rótulos no-label-look Fonte: Divulgação foi produzida em tons cinza sobre um fundo liso para representar a natureza orgânica do alimento; em des- taque a embalagem apresenta um rótulo colorido para indicar os diferentes tipos de produtos ( Figura 5.22 ). A ilustração na embalagem pode ser empregada na forma de rótulos de papel ou filme plástico termo- encolhível ( shrink films ) ou do tipo no-label-look (que não aparenta ser um rótulo). O filme termoencolhível continua sendo uma excelente opção, devido à sua alta qualidade gráfica, resistência a riscos e possibilidade de aplicação em embalagens de formatos irregulares, muitas vezes impossibilitada por técnicas de rotulagem convencional. Um exemplo de embalagem com forma- to diferenciado e rótulo termoencolhível é apresenta- do para os produtos da linha de água aromatizada da marca SoBe Lifewater , da Pepsico, com obtenção de um alinhamento perfeito do corpo e da cauda da lagar- tixa (marca registrada do produto) ao longo da espiral em baixo-relevo do formato da embalagem (THE PLAS- TIC..., 2011) ( Figura 5.23 ). O uso de rótulo termoenco- lhível envolvendo toda a embalagem ( sleeve ) com cores vibrantes, alegres e alta qualidade de impressão pode ser observado no exemplo da linha de produtos da Zipp Vitalize , cujo design gráfico explorou a imagem de um zíper para revelar os sabores dos produtos (HILL, 2010) ( Figura 5.23 ). No Brasil, essa tendência é bastante ex- plorada em garrafas plásticas para iogurte e bebidas lácteas. É possível a utilização do rótulo termoencolhí- vel também com a função tamper evidence , envolvendo o corpo da embalagem e o sistema de fechamento, para a garantia de qualidade e segurança do produto. Como exemplo de rótulo no-label-look , a marca de bebidas 51 Ice Balada apresentou em sua embala- gem um rótulo desenvolvido em BOPP e impresso em rotogravura com tinta especial e alta qualidade de im- pressão. A empresa Campari também passou a produzir no Brasil a vodca Infusion em garrafas de vidro com rótulo autoadesivo no-label-look , com o adicional da cor azul-cobalto no vidro (EXAME.Com, 2012; CAMPA- RI...2012) ( Figura 5.24 ). Em alguns casos, são necessárias modificações que permitam alterar a textura e o acabamento superfi-

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==