Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 123 estética e identidade FIGURA 5.26 Embalagens que utilizam tintas termocromáticas Fonte: Divulgação cial dos diversos materiais de embalagem para melhorar a percepção da qualidade do produto. Dentre as opções podem ser destacadas as tendências voltadas ao uso de material metalizado, combinações dos efeitos fosco e brilhante na mesma embalagem ou uso de texturas que podem ser associadas à natureza ou a tradição do produto acondicionado. Para outras finalidades o acabamento fosco pode tornar a embalagem com aspecto diferenciado dos de- mais produtos da mesma categoria, levando-o a um po- sicionamento premium. Como exemplos são apresenta- das as embalagens de vidro para água da marca Q Tonic e Cold Spring , essa última com efeito fosco aplicado sobre o rótulo cerâmico (rótulo ACL – Applied Ceramic Label ) e ainda mantendo um efeito “janela” (ou trans- parente) próximo ao rótulo (INNOVATIONS...,2010; HILL, 2010) ( Figura 5.25 ). Essa técnica é passível de ser utilizada, mas esse recurso é ainda pouco explorado no Brasil. No País a batata frita da linha Sensações, da Elma Chips, soube explorar o efeito fosco em suas embalagens, diferenciando-a dos demais produtos da mesma categoria ( Figura 5.25 ). FIGURA 5.25 Embalagens com acabamento superficial fosco Fonte: Divulgação O uso de rótulos e tintas termocromáticas para in- dicar quando a bebida está na temperatura ideal para o consumo, para criar um efeito especial ou simplesmente brilhar no escuro, é a opção que vem sendo constante- mente utilizada no mercado de cervejas, especialmente em edições comemorativas ou limitadas. Um exemplo é a lata de cerveja da marca Nova Schin, que foi pro- duzida com uma tinta especial com tecnologia similar à utilizada em interruptores fluorescentes, que absorvem a luminosidade a que são expostos para depois brilhar em ambiente escuro ou sob luz negra ( Figura 5.26 ). Outro exemplo é o rótulo da garrafa de vidro para cer- veja da marca Coors Beer e Coors Light , produzido com tintas termocromáticas para indicar a temperatura ideal de consumo do produto, fazendo com que a coloração branca da montanha fique azul ao atingir a temperatura igual ou abaixo de 6 o C ( Figura 5.26 ). A cerveja holan- desa da marca Heineken também lançou uma garrafa de alumínio chamada Star Bottle , que brilha quando exposta à luz negra. A tinta especial aplicada na emba- lagem aparece na superfície da garrafa, mostrando de- senhos de estrelas cadentes ( Figura 5.26 ). O objetivo é reforçar o conceito da marca para aqueles que buscam qualidade, sabor, inovação e, principalmente, estilo. A ideia foi mostrar a sua preocupação em criar a melhor experiência ao se beber uma cerveja premium (INNO- VATIONS..., 2010; HEINEKEN..., 2012; LATA...2012; EXAME.COM, 2012) Outra opção do design gráfico é o uso de fotogra- fias, que pode ter como enfoque mostrar, de forma sun-

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