Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 124 estética e identidade tuosa, a qualidade do produto para estimular o desejo de consumo. Outros enfoques podem ser direcionados para indicar a autenticidade e a procedência do produto e ainda apresentar maneiras de direcioná-lo para um público específico (HILL, 2010). Esse conceito é ainda pouco utilizado no Brasil, mas um dos exemplos apre- sentados são as embalagens do energético Firefly , fabri- cado na Inglaterra, que, em vez de apresentar no rótulo o sabor do produto em forma de fruta (morango, laranja etc.), exibe fotografias de observações sobre o estado de espírito de quem procura a bebida ( Figura 5.27 ). Outro exemplo é a marca de alimentos Via Roma, que fez da Toscana e de seus habitantes a comunicação de suas embalagens, marcando a origem e a autenticida- de italianas de seus produtos ( Figura 5.27 ). As diversas fotografias utilizadas criam uma imagem italiana autênti- ca, com personalidade forte e expressão de emoção para garantir o destaque nos pontos de venda e a fidelidade do consumidor (HILL, 2010; EXAME.COM , 2012) Tipografia é outro recurso do design gráfico para criar uma imagem diferenciada na embalagem, por meio de um texto graficamente tratado, e, assim evidenciar a identidade da marca. A decisão sobre como utilizar os recursos tipográficos encontra-se direcionada à forma de comunicação desejada, ou seja, deverá representar os valores da marca para que esta seja percebida pelos consumidores com legibilidade e destaque nas pratelei- ras. Um exemplo apresentado é a embalagem para suco da marca Cawston Vale , do Reino Unido, que relançou sua linha de produtos com novo nome, a Cawston Press , com nova identidade de marca, com o objetivo de cha- mar a atenção para a qualidade premium de seus pro- dutos e de revitalizar o setor ( Figura 5.28 ). A Sivaris é outra categoria de produto, um arroz produzido na Espanha, que revitalizou e criou nova identidade visual por meio da tipografia e cor em embalagens de tubos e tampa usualmente existentes no mercado (HILL, 2010) ( Figura 5.28 ). Portanto, a identidade da marca pode ser criada através de uma grande variedade de técnicas de design gráfico e assim garantir o posicionamento do produto por meio de uma aparência única. FIGURA 5.27 Produtos que utilizam fotografias no design gráfico Fonte: Divulgação FIGURA 5.28 Embalagens que revitalizaram sua identidade com o uso da tipografia Fonte: Divulgação

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