Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 125 estética e identidade Do ponto de vista fisiológico, a sensorialidade está diretamente relacionada aos cinco sentidos que traduzem o mundo para nossa mente, quais sejam, vi- são, audição, tato, paladar e olfato, e para ativar qual- quer um deles ou simultaneamente alguns deles há a necessidade de um estímulo. De certa forma, a embala- gem pode ser responsável por aguçar o sentido da visão e do tato, e dependendo da situação, também estimular o olfato e a audição, permanecendo de fora somente o paladar, que está diretamente relacionado ao produto. A introdução de relevo nos materiais de embala- gem tem a função prioritária de ressaltar a marca co- mercial ou a impressão do produto e também produzir a identificação do mesmo pelo tato, promovendo sua diferenciação (USO DE..., 2000). Esse processo é co- nhecido como embossing/debossing e é bastante utili- zado no segmento de bebidas especialmente em latas. A cervejaria Heineken lançou em 2011 uma lata de alumínio para cerveja denominada Touch, cujas pa- redes apresentam um acabamento em alto-relevo, pro- porcionando sensação de textura quando manuseada pelo consumidor ( Figura 5.29 ). O acabamento texturi- zado decorre da aplicação de um verniz e de uma tinta especial na embalagem. De acordo com o fabricante, uma reação química faz o verniz repelir a tinta, forman- do bolhas que criam o relevo na superfície externa da lata. Além do aspecto táctil, a textura também confe- re maior aderência, desejável principalmente quando a lata está molhada (MARCANTE..., 2011). A mesma empresa também lançou a garrafa K2, exclusiva da marca, em substituição à long neck utiliza- da no Brasil e à short neck empregada em outros países. A nova embalagem estará disponível nas versões padrão e relevo, mas para o mercado brasileiro foi adotada so- mente a garrafa com relevo, com ombro curvo e logotipo atrás (SENSIBILIDADE..., 2011) ( Figura 5.29 ). Ainda no segmento de bebidas, porém num con- texto diferente de sensorialidade, a empresa americana Miller Lite apresentou, em 2010, a garrafa Vortex , com ranhuras especiais projetadas no interior do gargalo, que criam uma espécie de redemoinho quando o líqui- do é derramado ( Figura 5.30 ). FIGURA 5.29 Embalagens com relevo Fonte: Divulgação FIGURA 5.30 Garrafa com ranhuras no interior do gargalo Fonte: Divulgação O olfato é outro sentido que se pode estimular através da embalagem. De acordo com a publicação Bu- siness Insights (2010), o produto i-wine , apresentado no Reino Unido em 2008, propõe um jogo de adivinhação através da apresentação de rótulos com odor que forne- cem as pistas necessárias da variedade da uva utilizada na produção do vinho. Para isso, o consumidor deve ras- par o rótulo e sentir o aroma da uva ( Figura 5.31 ). 5.3 PLEASURE EXPERIENCE - Estímulo à Sensorialidade FIGURA 5.31 Garrafas com rótulos com liberação de odor Fonte: Divulgação

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