Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 126 estética e identidade Não há dúvidas a respeito da importância do de- senvolvimento dos procedimentos produtivos e da indus- trialização no processo evolutivo da humanidade. Os pro- dutos são mais facilmente disponibilizados às pessoas, com custos mais acessíveis em razão da produção em larga escala, com padrões de qualidade estabelecidos. Porém, observa-se em muitos consumidores atuais uma busca pelo retorno às origens: a lembrança das receitas da avó, dos bons tempos, do artesanal, do natural, do simples; o retorno às técnicas tradicionais de produção, à fabricação em pequena escala. Nesse sentido, a indús- tria deve estar atenta às oportunidades de cada setor, seja o de alimentos e bebidas, seja o de outros produtos. Fatores como envelhecimento, descobertas cien- tíficas que vinculam determinadas dietas às doenças, bem como a renda e a vida nas grandes cidades estão influenciando a busca de um estilo de vida mais saudá- vel, não somente com o objetivo de perda de peso, mas também do bem-estar espiritual, mental e emocional por meio da alimentação. Além do que se come, a bus- ca pelo bem-estar é também um estilo de vida. Segundo Lynn Dornblaser, da Mintel (2012), 63% dos consumi- dores americanos se mostraram preocupados com o que adquirem e 46% gostariam de encontrar mais receitas apresentadas nas embalagens. Os brasileiros também se mostraram preocupados com o que consomem na pesquisa realizada pela Fiesp/Ibope em 2010 (O PER- FIL..., 2010), quando 45% dos entrevistados que se encontravam acima do peso disseram que buscam uma dieta mais saudável. As mulheres acima de 45 anos demonstraram grande preocupação com a saúde, capaz de motivar mudanças alimentares mais profundas. Para os consumidores, natural é sinônimo de pro- duto que não causa mal. Em outras palavras, algo que é natural é considerado mais saudável. Mesmo que isso nem sempre seja verdadeiro, aquilo que os consumido- res acreditam é importante para a indústria de alimen- tos. Sendo assim, tudo que diz respeito a “natural” é digno de nota e uso. O consumidor também valoriza o preparo natural e os processos de preservação que protegem ingredientes e suas qualidades nutricionais. Ainda não há uma legislação que defina ou que regule os produtos comercializados como naturais, mas esse é um processo inevitável para os organismos nacio- nais e internacionais, de forma que os apelos utilizados nesses produtos sejam 100% confiáveis. A denomina- ção natural representa os produtos sem conservantes, corantes, adoçantes ou flavorizantes artificiais, sem aditivos químicos, sem gorduras hidrogenadas, mini- mamente processados e não irradiados (REGO, 2010). Entretanto, no Brasil, ainda não é permitido pela Agên- cia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a utili- zação de expressões do tipo “produto natural”, já que não se encontram previstas na legislação vigente e po- dem induzir o consumidor a engano quanto à verdadei- ra natureza do produto. De acordo com a instituição, a legislação brasileira na área de alimentos é positiva, portanto, o que não consta dela não tem permissão para ser utilizado em alimentos (ANVISA, 2012). Em outros países, o foco das informações conti- das nas embalagens é a qualidade inerente ao produ- to, e os apelos descrevem mais claramente atributos específicos como, por exemplo, não contém aditivos, fortificado com vitamina, informações que vão além da palavra natural ( all natural ou 100% natural). Outro tipo de abordagem utilizado no exterior é explicar o que contém o produto, quais são os ingredientes e de onde eles vieram, por exemplo, se ele contém surfactantes biodegradáveis provenientes do coco ou emulsificante lecitina obtido a partir da soja (DORNBLASER, 2012). De forma geral, a palavra natural pode significar muitas coisas, mas o mais importante é que a informa- ção contida na embalagem deve ser clara, consistente e transparente ( Figura 5.32 ). A empresa Belvoir Fruit Farms possui uma linha de bebidas 100% natural com o seguinte apelo: “Pren- samos frutas de verdade e cozinhamos gengibre, e ca- pim-limão aqui na fazenda, para assegurar que nossas bebidas tenham um sabor verdadeiro, como se fossem feitas em casa.” (HILL, 2010). Dessa forma, a emba- lagem deve transmitir essa mensagem ao consumidor. Para isso foi desenvolvida uma garrafa de vidro exclu- 5.4 LIFE-STYLE PACKAGING - Natural, Seguro e Artesanal

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