Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 128 estética e identidade FIGURA 5.35 Produtos frescos prontos para consumo Fonte: Divulgação FIGURA 5.36 Produtos com molhos e cereais Fonte: Divulgação Apesar da grande disponibilidade de frutas e hor- taliças no Brasil, ainda é limitada a oferta desses pro- dutos prontos para consumo, mas a mudança no estilo de vida da população e a falta de tempo para o preparo de alimentos nos guia nesse sentido. Em 2010, a em- presa Fugini lançou a linha de produtos Fruta Pronta, composta de pedaços de frutas em calda acondiciona- dos em potes plásticos esterilizáveis. Cada embalagem contém uma porção individual de 113 gramas comer- cializadas em duas porções (FRUTAS..., 2010). A em- presa havaiana Dole Food Company há anos apresenta em seu portfólio frutas em calda de suco natural, utili- zando também as embalagens plásticas esterilizáveis, porém a marca destaca que o produto é “all natural” e sem adoçantes artificiais ( Figura 5.37 ). FIGURA 5.37 Frutas em calda para consumo rápido Fonte: Divulgação Ainda no aspecto natural observa-se uma sobre- posição de conceitos por parte dos consumidores no que diz respeito aos produtos “orgânicos” e “naturais”. De acordo com o Decreto nº 6.323, de 27 de dezembro de 2007, o sistema orgânico de produção agropecuá- ria é aquele em que se adotam técnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica, a maximiza- ção dos benefícios sociais, a minimização da depen- dência de energia não-renovável, empregando, sempre que possível, métodos culturais, biológicos e mecâni- cos (BRASIL, 2007). Sendo assim, pode-se dizer que o conceito de alimento orgânico é bastante amplo e seus princípios estão relacionados a questões sanitárias, am- bientais e sociais. No mercado dos produtos orgânicos, as embala- gens inovadoras não imperam e poucos produtos apre- sentam embalagens diferentes ou exclusivas, aspecto que poderia ser mais bem explorado pelo segmento. Dentre esses produtos podemos citar a máscara de cí- lios Organic-Wear da Physicians Formula que apresenta cores e formato que remetem ao meio ambiente. A cor do tubo assemelha-se à dos papéis reciclados e a tam- pa tem o formato de folhas. Outro exemplo é o vinagre balsâmico espanhol LA Organics , comercializado em embalagem de vidro produzida em baixa escala e, con- sequentemente, de custo elevado (EMBALAGENS..., 2012) ( Figura 5.38 ).

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