Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 129 estética e identidade FIGURA 5.38 Produtos orgânicos Fonte: Divulgação O consumidor está mais preocupado com a saú- de e tem procurado melhorar sua alimentação, seja por vivenciar um histórico familiar de doença, seja por per- ceber em sua própria vida a necessidade de mudan- ça. Nos dias de hoje, por exemplo, bebidas não são somente águas engarrafadas e latas de refrigerante, pois o desenvolvimento de bebidas adicionadas de vita- minas e outros nutrientes é uma importante área dentro dessa indústria (VISIOGAIN, 2012). Dessa forma, os benefícios relacionados à tendência de saudabilidade e bem-estar na vida do consumidor movimentam tam- bém a indústria. Nesse contexto, a empresa TheWell@ GSW, que trabalha com pesquisas de mercado na área da saudabilidade e bem-estar, trouxe o conceito dos he- róis da saudabilidade, tentando associar a imagem dos heróis que conhecemos com a forma como as empresas direcionam seu marketing. O objetivo é resolver os di- lemas de bem-estar para os consumidores, conectando -os com as marcas de intenções saudáveis, ganhando sua lealdade e sua afeição. Foram eleitas cinco figuras ou perfis para ilustrar como as marcas ou seus produtos podem ser classifi- cados de acordo com sua atitude diante do consumi- dor, quais sejam, descobridor (Indiana Jones), inspetor (Sherlock Holmes), imediatista (Bombeiros), colabora- dor (Heróis como Batman e Superman) e auxiliar (He- róis da Saúde – médicos e enfermeiros). Cada empresa apresenta o perfil de um herói ao definir a estratégia de venda (GOFFE, 2012). Nem sempre a estratégia de venda depende da embalagem, como é o caso das mar- cas ou produtos com perfil inspetor, que se utilizam de outras ferramentas, como pesquisas em sites, para atrair o consumidor, e com perfil colaborador, que bus- cam parcerias para fornecimento de seus produtos para escolas, por exemplo. Outro exemplo é a marca ou pro- duto com perfil imediatista, que centraliza suas ações no consumo on the go , consumo rápido e em movimen- to, investindo em produtos para vending machine . As refeições prontas da empresa londrina Scratch Meals podem ser consideradas exemplos de produtos com perfil descobridor, ou seja, aquele que tem a cora- gem de explorar um novo mercado. O produto surgiu em 2010, primeiramente nas feiras livres e comércio de produtos naturais, e tem como proposta o consumo de alimentos 100% naturais, sem aditivos ou conservantes e balanceados, de origem local e preparados à mão. O consumidor prepara sua própria alimentação seguindo a receita que vem no verso da embalagem como um ras- cunho escrito à mão ( scratch ) e as embalagens são de PET reciclado, permitindo a visualização de todos os in- gredientes, de modo que o cartão que envolve a bandeja remete à compra realizada nas feiras livres, armazéns e mercados ou mercearias ( Figura 5.39 ). FIGURA 5.39 Produto com perfil descobrido r Fonte: Divulgação O produto com perfil herói auxiliar permite uma nova combinação, uma nova opção, pois um produto combina com outro para fazer o bem. Um exemplo de produto com perfil herói auxiliar é o aromatizante para água da Kraft Foods, denominado Crystal Light , que contém eletrólitos para hidratação durante e após os

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