Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 13 o mercado de embalagem: mundo e Brasi l A maior parcela das vendas dessas regiões é pro- veniente dos segmentos de Alimentos (51%) e Bebidas (18%). Os segmentos de Produtos Farmacêuticos, Hi- giene Pessoal e de Cosméticos são os que deverão apre- sentar as maiores taxas de crescimento, entre 2010 e 2016 ( Tabela 1.4 ), apesar de sua menor participação no total das vendas (6% e 5%, respectivamente). TABELA 1.4 Vendas de embalagens por segmentos de usuários: participação em 2010 e projeções para 2015 Participação e crescimento por segmento Segmento Participação 2010 Crescimento anual estimado 2010-2015 Alimentos 51% 2,8% Bebidas 18% 2,7% Farmacêuticos e Higiene Pessoal 6% 4,5% Cosméticos 5% 4,3% Outros 20% 2,6% Fonte: REXAM, 2011 Em relação aos materiais de embalagem utili- zados pelas indústrias, as maiores participações, em 2010, foram as dos segmentos Papel e Papelão (31%), Plástico (21%) e Flexível (19%). Até 2015 estima- se que os segmentos Plástico e Flexível apresentarão maiores taxas de crescimento ( Tabela 1.5 ). Em comparação com o mercado mundial, no Bra- sil a participação do segmento Papel e Papelão é menor ( Tabela 1.6 ), verificando-se uma maior representativi- dade dos segmentos Plástico (27%), Plástico Flexível (22%) e Metal (19%). A classificação dos materiais apresentada nas Ta- belas 1.5 e 1.6, é a seguinte: • Papel e Papelão: papel cartão, papelão e liquid packa- ging board • Plástico: plástico rígido • Plástico Flexível: Laminados, invólucros, membranas, sacos, flow pack, stand up pouche, shrink film, stre- tch film e outros filmes • Outros: Caixas de madeira, palete e sacos de tecido TABELA 1.3 Vendas de embalagens Vendas de embalagens por região (US$ bilhões) Regiões 2008 Participação % 2011 Participação % 2016* Participação % Crescimento médio estimado 2011-2016 Europa Ocidental 129 23% 142 21% 178 21% 4,6% Europa Oriental 32 6% 36 5% 51 6% 7,2% Oriente Médio 23 4% 34 5% 38 4% 2,4% África 16 3% 27 4% 34 4% 4,6% América do Norte 160 29% 178 26% 206 24% 3,0% Américas do Sul e Central 45 8% 54 8% 68 8% 4,7% Ásia 145 26% 189 28% 250 30% 5,8% Oceania 9 2% 16 2% 21 2% 6,2% TOTAL 559 675 845 *Estimativa Fonte: DATAMARK, MARKET..., 2008

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==