Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 130 estética e identidade exercícios físicos, sem adoçantes artificiais, sem con- servantes, e com 75% menos calorias quando compa- rado a outras bebidas. O produto é comercializado em doses individuais, em sachês, e cada caixa contém seis unidades ( Figura 5.40 ). FIGURA 5.40 Produto com perfil herói auxiliar Fonte: Divulgação Ainda no contexto da saudabilidade, encontram- se muitas embalagens de produtos com as expressões “ não contém conservantes ”, “ não contém açúcar adi- cionado ”, “ não contém derivados de leite ”, “ não modi- ficado geneticamente ” etc. Neste caso, o consumidor se sente mais atraído pelo “não”, pelo “menos” ( better for you ), e os aspectos positivos do produto são ressal- tados pela embalagem que exerce poder sobre a deci- são de compra do consumidor ( Figura 5.41 ). De acordo com a ANVISA, também não é permitida essa alegação no Brasil, já que as expressões não se encontram pre- vistas na legislação vigente (ANVISA 2012). Um exemplo de produto nacional voltado para a saudabilidade é a bebida funcional Body Light , da indústria catarinense Max Wilhelm. A embalagem é atrativa e acompanha as necessidades e expectativas desse público diferenciado, que se preocupa com qua- lidade de vida ( Figura 5.42 ). O rótulo termoencolhível transmite a sensação de suavidade, o design comunica confiança e bem-estar e as cores identificam os sabo- res, contribuindo para o destaque no ponto de venda (SENSAÇÃO..., 2012). FIGURA 5.41 Produto “menos” ( better for you ) Fonte: Divulgação FIGURA 5.42 Bebida com fibras Fonte: Divulgação Outra forma de explorar as embalagens para ali- mentos e bebidas saudáveis é projetar ou desenhar uma que se assemelhe à de produtos farmacêuticos. Esse recurso é apontado como tendência para produtos com ingredientes ativos e funcionais (RAITHATHA, 2009). Como exemplo pode-se citar a bebida Protica Profect , comercializada em frascos plásticos no formato de produto farmacêutico, contendo 80 mL ( Figura 5.43 ). Cada frasco fornece uma dose de 25 gramas de prote- ína hipoalergênica pronta para beber, visto que, neste caso, a embalagem desempenha um papel importante na comunicação do potencial do produto. Raithatha (2009) afirma que essa nova aborda- gem pode elevar muito o custo do produto e que, para corresponder às expectativas do consumidor, além da embalagem convincente, é preciso que o produto real- mente cumpra com o que foi descrito no rótulo.

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