Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 131 estética e identidade FIGURA 5.44 Embalagens retrô Fonte: Divulgação FIGURA 5.43 Embalagens de bebidas funcionais semelhantes às de produtos farmacêuticos Fonte: Divulgação Embalagens retrô ou “ vintage ” As embalagens retrô ou vintage ganham força em todos os segmentos e permitem um retorno psicológico ao passado de menos pressões, menos rigor e mais per- missivo no consumo. O estilo retrô possibilita resgates bem-sucedidos de produtos e marcas, proporcionando sentimentos de descoberta ou redescoberta de diferen- tes gerações. Para os cosméticos, os produtos e emba- lagens retrô remetem aos tempos da vovó e, de forma geral, ressaltam valores como autenticidade, simplici- dade, identidade, associação, independência e diversão (MARCONDES, 2011). Empresas como Coca-Cola, Nestlé e Schincariol já perceberam que a estética retrô é uma ótima estra- tégia para mexer com a emoção dos consumidores. Quem pretende confirmar isso agora é a Heinz, que está relançando seu ketchup em uma embalagem an- tiga ( F igura 5.44 ). Comercializado pela primeira vez em 1876, o carro-chefe de vendas da Heinz manteve as icônicas garrafas de pescoço longo e tampa de metal até 1990, quando as substituiu pelas de plástico squeezable . A ideia veio da observação de que muitos consumidores da marca ainda a associam à garrafa de vidro e até questionam onde a “antiguidade” é vendida. A edição limitada tem ainda uma ilustração origi- nal no rótulo, para comemorar os 135 anos da marca. A versão “vintage” foi vendida até agosto, apenas nos Estados Unidos. As latas de Nescau na versão retrô trazem os gra- fismos mais marcantes da história do produto, desde seu lançamento, em 1932, em quatro embalagens de diferentes épocas: 1932, 1960, 1986 e 1998 ( Figura 5.44 ). A lata de 1932, por exemplo, mostra a origem do nome do achocolatado, a junção de Nestlé com cacau. Na época, o produto recebia a grafia “Nescáo”. O nome que mantém até hoje, Nescau, só surgiu nas latas a par- tir de 1960. Em 1986, a embalagem ganhou o popular slogan “Energia que dá gosto”, e a coleção termina com a embalagem de 1998 (EXAME, 2011). As quatro latas chegam com a mesma fórmula, de Nescau 2.0, com 400 gramas. A coleção pode ser adquirida nos pontos de venda de todo o País e faz par- te das ações da Nestlé para comemorar os 90 anos da companhia no Brasil.

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