Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 132 estética e identidade Produtos Locais ( Localvore products ) e com garantia de origem Hoje estamos diante de uma mudança radical no comportamento do consumidor, que quer conhecer os alimentos que compra. Essa tendência é observada des- de o início da década e pode alterar profundamente a oferta de novos produtos. A embalagem exerce um papel fundamental na comunicação com o consumidor e pode ser utilizada como ferramenta para conectar e informar a origem de um produto. Exemplos podem ser verificados também no Brasil, como é o caso do leite rastreado da Aurora, cujo programa foi denominado Produto Aurora Rastre- ado (P.A.R) ( Figura 5.45 ). O P.A.R. é um sistema de rastreabilidade e controle de qualidade automatizado. Ao adquirir os leites Aurora P.A.R. o consumidor tem acesso a um código (dez dígitos) impresso no topo da embalagem, através do qual pode consultar no site da empresa alguns dados relevantes sobre a produção, como, por exemplo, a data da produção, a unidade pro- dutora, a linha de envase e o produtor do leite, indicado no “Google Map”. O sistema foi desenvolvido pela Tetra Pak e denominado Rastreabilidade Ativa. FIGURA 5.45 Sistema de rastreabilidade para garantia de origem Fonte: Divulgação O QR Code também é um recurso que pode ser utilizado para rastrear o produto e será tratado no Capí- tulo 6 desta publicação. Um exemplo dessa mudança de comportamento do consumidor é o movimento de consumo dos produtos locais, que vem ganhando força nos países desenvolvi- dos e vai além da valorização regional, do orgulho de adquirir um alimento cultivado em terras próximas ( Fi- gura 5.46 ). Evidentemente, esse detalhe é considerado na decisão de compra, mas outros aspectos, como qua- lidade e frescor, além de sustentabilidade, também fazem parte da motivação desse novo consumidor. O impacto ambiental da produção de alimentos depende da forma como é feito o cultivo. Saber que o alimento a ser consumido não viajou milhares de quilômetros em navio, trem, caminhão ou avião, e assim deixou de con- tribuir para a emissão de gás carbônico e outros gases de efeito estufa, faz dele uma boa opção de consumo (FAIRCHILD, s.d; DEWEERDT, 2012). O produto local é usualmente definido como aquele gerado num raio de 100 milhas (aproximada- mente, 160 quilômetros) – “ Food Miles” – e seu con- ceito pode ser utilizado não somente pelo consumidor final, mas também por empresas, restaurantes e hotéis que possuem responsabilidade social (DEWEERDT, 2012). FIGURA 5.46 Produtos de origem local Fonte: Divulgação No Brasil, a certificação de origem é realizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e, de acordo com ele, ao longo dos anos, algumas cida- des ou regiões ganham fama por causa de seus produtos ou serviços (INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL, 2012). Quando qualidade e tradição se encontram num espaço físico, a Indicação Geográfica

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