Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 133 estética e identidade FIGURA 5.47 Produtos com Indicação Geográfica ou Denominação de Origem Fonte: Divulgação (IG) surge como fator decisivo para garantir a diferen- ciação do produto, delimitando a área de produção, res- tringindo seu uso aos produtores da região (em geral, uma Associação), impedindo que outras pessoas usem o nome da região com produtos de baixa qualidade, ou seja, é um registro que protege aquele produto de even- tuais falsificações em sua composição e garante sua procedência, além de aumentar sua competitividade em relação a outros produtores. A certificação apresenta ainda outras duas mo- dalidades, a Indicação de Procedência (IP), na qual é necessária a apresentação de elementos que compro- vem ter o nome geográfico conhecido como centro de extração, produção ou fabricação do item ou prestação do serviço; e a Denominação de Origem (DO), para a qual se faz necessária a descrição das qualidades e as características do produto ou serviço que se destacam, exclusiva ou essencialmente, por causa do meio geo- gráfico ou dos fatores naturais e humanos (INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL, 2012). Os produtos nacionais que mais possuem Deno- minação de Origem pertencem à região do Vale dos Vi- nhedos, dentre os quais podem ser citados: Almaúnica, 5.5 IDENTIFICAÇÃO PESSOAL Edições Limitadas e Produtos Atestados por Celebridades Edições limitadas são produtos que são lançados por um determinado período ou somente se encontram a venda em determinados locais e podem estar vincu- lados a eventos específicos, podem ter o objetivo de atrair consumidores distintos, para criar ou manter a marca e também para criar variantes de produtos sazo- nais (HILL, 2010). De acordo com Hill (2010), a Marmite é uma empresa inglesa que produz extratos de fungos para serem consumidos como aperitivos, para os quais não há meio-termo, ou os consumidores adoram ou odeiam. O site da empresa, inclusive leva a dois caminhos: o consumidor escolhe I’m a lover ou I’m a hater . A Mar- mite produz muitas edições limitadas, como a Guinness Marmite St Patrick’s Day em 2008, a Lovers Marmite Valentines Day em 2009, a Marmite Extra Old XO em 2010 e recentemente a Marmite em comemoração ao jubileu da rainha ( Figura 5.48 ). Muitas empresas brasileiras perceberam a força das embalagens em edições limitadas e já utilizam esse recurso para atrair mais consumidores. No Brasil, tive- mos exemplos interessantes e bem-sucedidos, como a família de embalagens do Leite Ninho, da Nestlé, que reproduzem o formato das tradicionais leiteiras com di- versas estampas, em edição limitada para coleciona- dores ( Figura 5.49 ). A decoração da Torcida Verde - e - Amarela na Copa de 2010, na África do Sul, tam- bém foi utilizada na embalagem metálica convencional em edição limitada ( Figura 5.49 ). Tivemos ainda em 2009 a edição especial do chocolate Diamante Negro, Casa Valduga, Dom Cândido, Miolo etc. Outro produto nacional que recebeu Indicação Geográfica (IG) foi o Queijo Minas Artesanal produzido na região do Serro. Como a certificação é fornecida ao produto, nesses ca- sos a embalagem deve realçar sua qualidade superior diferenciando-o dos demais ( Figura 5.47 ).

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