Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 134 estética e identidade FIGURA 5.48 Embalagens de edições limitadas da Marmite Fonte: Divulgação FIGURA 5.49 Embalagens edições limitadas no Brasil Fonte: Divulgação da empresa Kraft Foods, atual Mondelez International. A embalagem apresentava selo/tampa de fácil abertura laminado de PET metalizado com polietileno coextru- sado, impresso em rotogravura com acabamento fos- co ( soft ). Além disso, apresentava selagem hermética, com propriedades de barreira calculadas para preservar a crocância e o frescor do produto. A tecnologia de fá- cil abertura para conferir conveniência ao consumidor proporcionava a abertura parcial, protegendo o produto ainda não consumido por mais tempo. A nova tecno- logia dispensou a embalagem individual do chocolate ( Figura 5.49 ). As datas comemorativas, como aniversários, Pás- coa, Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados, são um convite para os lançamentos em edições limitadas de formatos inovadores de embalagens (SARANTÓPOU- LOS et al., 2010). A empresa Mars lançou no mercado brasileiro, no fim de 2011, os M&M’s em embalagem com formato de árvore de Natal. O material utilizado foi um cartucho de papel cartão com 100 gramas do con- feito de chocolate nas cores verde e vermelho. A Catu- piry também lançou embalagens metálicas com motivos natalinos após comemorar os 100 anos também com embalagens comemorativas. A empresa Kero Coco tam- bém comemorou, em 2010, seus 15 anos com imagens do brasileiro Romero Britto ( Figura 5.50 ). FIGURA 5.50 Outras edições limitadas nacionais Fonte: Divulgação O produto Café Palheta, da marca Sara Lee, uma das mais tradicionais do estado do Rio de Janeiro, co- memorará, em 2013, 70 anos de existência. Para dar início às ações de celebração da data, a empresa colo- cou nas gôndolas de todos os pontos de venda do es- tado uma edição limitada de embalagens ilustradas de sua linha de cafés torrados e moídos. As novas embala- gens trazem ilustrações que remetem aos hábitos e às características do povo carioca. A série comemorativa conta com três versões diferentes, que compõem a co- leção “Retratos do Rio”. Em cada versão de embala- gem, uma das características do povo carioca será enal- tecida: guerreiro, artista e verdadeiro. As embalagens especiais do Café Palheta são ilustradas com imagens do Sambódromo na Marquês de Sapucaí, do Maracanã, do Cristo Redentor e dos Arcos da Lapa ( Figura 5.51 ).

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==