Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 136 estética e identidade Os produtos atestados por celebridades propor- cionam credibilidade instantânea e identificação da marca, mas é preciso haver sintonia entre a pessoa famosa escolhida e o público-alvo do produto ou da marca. Alguns aspectos que norteiam essa compatibili- dade são: valores da celebridade, custos envolvidos na aquisição do uso da imagem, correspondência entre a celebridade e o produto, popularidade, disponibilidade, credibilidade, se a celebridade é consumidora da mar- ca, profissão etc. As celebridades são, sem dúvida, uma boa maneira de gerar atenção positiva em relação à pu- blicidade e muitas vezes compensam a falta de ideias inovadoras (KATYAL, 2012). Uma empresa que constantemente associa o produto à imagem de uma celebridade é a Pepsi, que já teve como representantes o astro da NBA (basque- te americano) Shaquille O’Neal e as cantoras Beyoncé, Britney Spears e Mariah Carey. Outros exemplos são os das marcas esportivas Nike e Reebok, que tiveram Tiger Woods e Venus Willians como representantes, respecti- vamente. O segmento de cosméticos se utiliza muito des- se recurso para atrair a atenção dos consumidores. É o caso da famosa M.A.C Cosméticos, fabricante de maquiagens muito conceituada no mundo da moda e das estrelas do show biz que apresenta a linha Viva Glam, associada à imagem de algumas celebridades emblemáticas como Lady Gaga e, recentemente, Nick Minaj. Na Linha Viva Glam, as cores são exclusivas e as embalagens trazem autógrafos das celebridades ( Figura5.55 ). No Brasil, a top Gisele Bündchen lançou a mar- ca de cosméticos Sejaa com apelo para o uso de ingre- dientes naturais, fragrâncias calmantes e embalagens em papel reciclado ( Figura 5.55 ). Os perfumes também são bons exemplos de as- sociação com resultados consagrados e embalagens de grande apelo visual em vidro ( Figura 5.55 ). No segmento dos produtos alimentícios, obser- va-se, até mesmo no Brasil, uma maior associação das empresas de bebidas com as celebridades. A Coca-Cola é um bom exemplo nesse tipo de marketing, com suas garrafas estilizadas por famosos designers como Fran- co Moschino em 2009, Donatella Versace em 2010, e Karl Lagerfeld em 2011 ( Figura 5.56 ). Na proposta das garrafas Moschino, Donatella Versace, e Alberta Ferre- ti, entre outros o objetivo era “vestir” as mesmas com cores, estampas e tudo que pudesse lembrar alegria e bem-estar. As garrafas, com suas “roupas” da moda foram leiloadas no show Tribute to Fashion , durante a semana de moda de Milão. A renda das vendas foi des- tinada para programas de ajuda às vítimas do terremoto de Abruzzo. Mais recentemente, Jean Paul Gaultier ho- menageou a cantora Madonna no kit Night & Day . A embalagem que simboliza o dia traz a sua tradicional estampa de listras e a embalagem da noite reproduz o corselete de Madonna nos anos 90 (JEAN..., 2012). FIGURA 5.55 Embalagens de produtos atestados por celebridades Fonte: Divulgação Outro exemplo de produtos no Brasil associados à imagem de uma celebridade foram os copos de vidro do requeijão da marca Danúbio ( Figura 5.57 ), uma das dez maiores empresas de laticínios do mundo, que tiveram a parceria do estilista brasileiro Alexandre Herchcovit- ch no projeto Fashion for Food , que reuniu o estilo do mundo fashion com alimentos saudáveis e qualidade de vida.

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