Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 159 qual idade & novas tecnologias um endereço eletrônico com informação e serviços in- dexados pelo código. A vinícola Campo Largo, no Brasil, utiliza o QR Code para interagir com o consumidor ( Figura 6.24 ), permitindo a visualização de mais informações, em for- mato digital, ainda na gôndola do supermercado, sobre a empresa, a linha de produtos, receitas de harmoniza- ção da bebida e vídeos de fabricação dos vinhos. A empresa americana Great Day Farms utiliza o código QR em suas embalagens para ovos ( Figura 6.25 ). O código permite obter desde as informações básicas do produto, como origem, nome e localização da planta de embalagem, data e horário da coleta dos ovos, até dados adicionais como informações gerais sobre ovos, dicas de segurança e medidas de qualidade da empresa. FIGURA 6.25 Código QR para interatividade com o consumidor Outro exemplo de embalagem interativa é a CERE- pak, da MeadWestvaco ( Figura 6.26 ). Ela não é apenas uma embalagem, mas sim um dispositivo de captura de dados; ela registra dia e hora da remoção de cada cápsula ou comprimido; essas informações são transferidas a um computador, através de um leitor especial, e podem ser transmitidas ao médico responsável. A tecnologia inclui um microprocessador oculto no blister e tintas condutoras que indicam a ruptura do compartimento de cada com- primido. Pode-se ainda incluir no sistema de embalagem tecnologias para lembrar ao paciente os horários de medi- cação, por meio de luz, som ou vibração. FIGURA 6.26 Indicador do dia e hora do consumo de medicamento, dispositivo de interação com o consumidor O futuro das embalagens ativas e inteligentes O escopo de embalagens ativas e inteligentes vem se ampliando para várias categorias de produtos. Os varejistas terão interesse nessas tecnologias para aumentar a eficiência, reduzir as perdas e manter a qualidade em toda a cadeia de distribuição e comercia- lização. Contudo, o foco dos desenvolvimentos vem mu- dando de benefícios para os produtores e varejistas para a satisfação do consumidor com benefícios de frescor, qualidade e informação. Será um desafio para os produ- tores agregar valor aos produtos associado ao aumento de custo decorrente do uso dessas tecnologias. A nanociência e a nanotecnologia são emprega- das no desenvolvimento de produtos em escala ma- nométrica (10 -9 m), que têm propriedades diferentes daqueles em escala macro. Elas prometem novas solu- ções para os desafios do setor de embalagens, especial- mente plásticas e celulósicas, que têm limitações em suas propriedades. Têm grande potencial para melhorar propriedades e desempenho de materiais, como tam- bém aumentar a funcionalidade das embalagens, em novas aplicações de embalagens ativas (absorvedores e 6.3 NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA Fonte: Divulgação Fonte: Divulgação

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