Brasil Pack Trends 2020
BrasilPackTrends2020 185 sustentabi l idade & ética Essas fases são bastante interativas e são revistas durante a execução do projeto, para que o estudo pos- sa responder aos objetivos iniciais do mesmo, uma vez que, durante a sua execução, tem-se maior clareza da importância de cada etapa avaliada no ciclo de vida do produto em questão. Uma vez que suposições e formas de modelagem podem influenciar os resultados finais, a transparência é fator determinante para avaliar a qualidade desses estudos (ISO, 2006a) e posterior aplicação das conclu- sões e resultados. Life Cycle Thinking A ferramenta de ACV propriamente dita é bas- tante complexa e demanda considerável tempo para a sua execução. Por essa razão, estudos parciais de identificação de oportunidades de melhoria, mas que incluem todas ou quase todas as etapas do ciclo de vida, têm crescido nos últimos anos e são chamados de estudos baseados no “pensar do ciclo de vida” ou Life Cycle Thinking. Esses estudos, embora não pos- sam ser chamados de estudos de avaliação de ciclo de vida, têm sido bastante úteis na compreensão das interfaces ambientais dos produtos e têm norteado o desenvolvimento de produtos com menores impactos ambientais. Assim, no âmbito das embalagens, o maior ama- durecimento das questões ambientais trouxe esse novo pensamento mais holístico, o Life Cycle Thinking, que pode ser traduzido como um “ movimento contínuo de repensar a embalagem”, considerando desde o momen- to em que recursos naturais são extraídos para a sua produção até a disposição final da mesma. A Figura 7.5 ilustra como o Life Cycle Thinking pode ser utilizado para otimização de sistemas. Por intermédio desses questionamentos, realiza- dos em todas as etapas do ciclo de vida dos produtos, pratica-se o Life Cycle Thinking. A contabilidade, entre- tanto, das reduções obtidas, deve seguir o rigor da me- todologia de ACV, para que as reduções contabilizadas sejam efetivamente comprovadas em bases científicas de reconhecimento internacional. 7.3 OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA DE PRODUTO/EMBALAGEM NA ÓTICA DO LIFE CYCLE THINKING FIGURA 7.5 Representação esquemática do Life Cycle Thinking
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