Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 186 sustentabi l idade & ética Também é importante incluir a análise dos possíveis tra- de-offs, ou seja, possíveis pontos ambientalmente desfa- voráveis decorrentes da implementação de novos proces- sos, como, por exemplo, o aumento das emissões para a água quando se aumenta a taxa de reciclagem e a perda de produtos acondicionados quando se reduz a massa de algumas embalagens que se tornam mais frágeis etc. O Life Cycle Thinking, atualmente pode ser con- siderado como uma das mais importantes ferramentas para o desenvolvimento de embalagens e produtos que almejam se tornar mais sustentáveis. Para as embala- gens, esse conceito se traduz no “repensar a embala- gem associada ao seu ciclo de vida, desafiando seus limites de peso, formato, materiais e acessórios, sem, entretanto, comprometer a integridade e a vida útil do produto”. Quando a disposição de se tornar menos custoso ao meio ambiente torna-se uma meta clara e definida, as inovações reduzem o peso do que não é essencial; vão aos limites das necessidades técnicas; valorizam mais a eficiência do que a beleza e geram opções de embalagens mais responsáveis. Quando se otimiza a relação de produto ou servi- ço fornecido pela quantidade de embalagem utilizada, indiretamente se reduz o consumo de recursos naturais, como petróleo, água, areia, carvão e minérios, dentre outros, e, consequentemente, as emissões decorrentes para o ar, água e solo. Dessa forma, a otimização de materiais deve ser uma das prioridades na busca por sistemas com menor impacto ambiental. Esse também é um conceito veiculado internacio- nalmente como Doing More with Less (Fazer mais com menos), ou seja, independentemente do material que se esteja utilizando, é importante tentar reduzir o seu consu- mo, otimizar o seu uso e repensar a embalagem de forma que se possa gerar os mesmos produtos utilizando menos recursos naturais. Um bom exemplo foi o lançamento do Clever Little Bag , um novo conceito para embalagem de tênis da marca Puma ( Figura 7.6 ). Após meses de estu- do de ACV da cadeia produtiva, a caixa foi radicalmente reduzida para um saco reciclado externo e um esqueleto de cartão interno para dar estrutura. Usando o conceito de “usar menos”, a Puma reduziu em 65% o uso do cartão, bem como de plástico e diesel (DENT, 2011). Nesse sentido, devem-se destacar algumas inicia- tivas, que por sua relevância podem ser tomadas como exemplo. A rede Walmart, numa iniciativa pioneira para um setor de comercialização e distribuição, consciente do seu poder como companhia de varejo, desafia seus fornecedores a repensar seus produtos para que os mes- mos tragam melhorias ambientais. FIGURA 7.6 Exemplo de embalagem desenvolvida com o conceito Doing More with Less Fonte: DENT, 2011 A rede Walmart do Brasil, em parceria com o Cen- tro de Tecnologia de Embalagem do Instituto de Tecno- logia de Alimentos (CETEA/ITAL), entre 2009 e 2010, lançou o Projeto End-to-End, do qual participaram dez empresas que apresentaram, após 18 meses de traba- lho, evolução no desempenho ambiental de seus produ- tos baseada nos princípios do Life Cycle Thinking : 3M do Brasil (esponja de curauá), Cargill Agrícola (linha de óleos Liza), CP Colgate-Palmolive (Pinho Sol), Coca-Co- la Brasil (Matte Leão), Johnson & Johnson (Band-aid), Nestlé (água mineral Pureza Vital), Pepsico do Brasil (Toddy orgânico), Procter & Gamble (fraldas Pampers total comfort), Unilever Brasil (Comfort concentrado) e Marcas Próprias Walmart (sabão em pedra Topmax) (WALMART, 2010) . O sucesso e a repercussão da iniciativa da parce- ria distribuidor-fabricante-instituição de pesquisa, levou à segunda edição do mesmo projeto, desenvolvida entre 2010 e 2011. Nessa segunda fase, as ações de melho-

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