Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 187 sustentabi l idade & ética FIGURA 7.7 Matte Leão Orgânico, da Coca-Cola: redução de 90% da tinta de impressão Fonte: Walmart, 2010 ria obrigatoriamente envolveram a cadeia de suprimen- tos e ou ações na cadeia do pós-consumo. Participaram da segunda edição 13 empresas com os seguintes pro- dutos: AmBev (Guaraná Antártica 2 litros), Kraftfoods (drops Halls), Danone Brasil (Danoninho 360g), L’Oréal Brasil (linha Elsève de xampu, condicionador e creme de pentear), Kimberly-Clark (papel higiênico Neve Na- turali), Mars Brasil (linha Whiscas lata), Philips (TV LED 32 polegadas), SC Johnson Brasil (pastilha adesi- va Pato), Reckitt Benckiser (Veja Perfume Sensações), Marcas Próprias Walmart Brasil (Aveias Sentir Bem), Santher (papel toalha Snob), Whirlpool (refrigerador In- versa) e Sara Lee (Café Pilão) (WALMART, 2011). A Coca-Cola Brasil investiu no seu primeiro pro- duto orgânico, o Matte-Leão ( Figura 7.7 ), que foi pro- duzido em sua nova unidade, considerada uma “fábrica verde”, tendo recebido a certificação Leadership Energy and Environmental Design (LEED), emitida pelo Green Building Council , que atesta um bom planejamento da construção e do uso de energia. Outra importante ino- vação foi a impressão do ciclo de vida do chá a partir da erva mate na embalagem, desempenhando um importan- te papel na educação e conscientização ambiental. Sua embalagem foi modernizada pelo seu design clean : 90% da quantidade de tinta de impressão da embalagem foi reduzida. A empresa Cargill mostrou que é possível inovar em produtos já tradicionais como os da linha de óleos Liza ( Figura 7.8 ), que, mesmo mantendo o seu forma- to, conseguiu graças a um trabalho de reengenharia do frasco e da tampa, uma redução de 10% no peso da embalagem, que passou de 22 para 20 gramas sem afetar significativamente o seu desempenho mecânico. FIGURA 7.8 Exemplo de otimização com redução de peso da embalagem Fonte: Walmart, 2010 A redução de 18% no volume da caixinha de Band -aid (Figura 7.9), desafio aceito pela equipe da Johnson & Johnson, não se constituiu em tarefa simples, devido à complexidade de um processo produtivo totalmente otimizado e ajustado. Além da redução do consumo de materiais, houve ganhos na eficiência logística, por se transportar mais em menor volume, reduzindo também proporcionalmente a emissão de gases no transporte. O redesenho das embalagens para a linha de água com foco ambiental reduziu entre 25% e 36% o consumo de materiais plásticos das tampas (e tam- bém a eliminação do pigmento das mesmas), 25% de redução na massa das garrafas de 300 mL e 19% nas garrafas de água mineral da linha Água Pureza Vital ( Fi- gura 7.10 ).

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