Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 190 sustentabi l idade & ética FIGURA 7.15 Uso da tecnologia Narrow Neck Press and Blow para redução de peso de embalagens de vidro Fonte: Divulgação No Brasil, a Coca-Cola Guararapes e a Coca-Cola Norsa (franqueada da Coca-Cola nos estados da Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte) também apostaram em uma nova garrafa KS Ultra de 290 mL, que utiliza 25% menos vidro em sua fabricação e mantém o formato original tradicional da garrafa contour , ícone da marca no mundo (COCA-COLA GUARARAPES, s.d.; ABIR, 2011). De uma forma geral, a estratégia de inovação das indústrias vidreiras encontra-se alinhada à tendência vol- tada à sustentabilidade, com objetivo de redução no con- sumo de matéria-prima, energia e das emissões de CO 2 , juntamente com o aumento do porcentual de utilização do vidro reciclado. Como resultado desse compromisso, a empresa Owens-Illinois apresentou a linha de embala- gens de vidro leve para vinho Lean + Green , produzida por meio da tecnologia Narrow Neck Press and Blow , pro- cesso de fabricação por prensagem e sopro da garrafa, o que garante maior uniformidade de espessura ao vidro e possibilita a redução do peso da ordem de 16% a 27%, comparativamente às embalagens atuais, com a mesma aparência e qualidade garantida ( Figura 7.15 ). Além da redução das emissões de carbono associada ao processo produtivo da embalagem de vidro, a fabricação de emba- lagens mais leves favorece ainda a redução das emissões de carbono associada ao transporte e distribuição do pro- duto acabado (INNOVATIONS..., 2010; O-I, s.d.). Na escala de prioridades na gestão dos resíduos sólidos deve-se incentivar, em primeiro lugar, a mini- mização dos rejeitos gerados por meio da otimização e redução dos sistemas de embalagem. A segunda priori- dade é a reutilização, seguida pela reciclagem, em ter- ceiro lugar. A utilização de embalagens retornáveis tem sido adotada em algumas regiões. Um dos principais grupos produtores de cerveja, a SABMiller, utiliza garrafas de vidro recicláveis e retornáveis. O Grupo Bavaria, filial da SABMiller na Colombia, lançou a campanha “ Super Retornables ” com o slogan “ The Power to Defend Your Pocket, Increase Sales and Protect the Planet ”, para incentivar os consumidores a retornar as garrafas após o consumo e assim reduzir os resíduos de embalagens. Outra cervejaria do Grupo SABMiller comercializa 52% de seus produtos em garrafas de vidro e barris retorná- veis. Estudo de Avaliação de Ciclo de Vida demonstrou que a garrafa de vidro retornável swing-top de 450 mL apresentou melhor desempenho ambiental comparati- vamente às demais embalagens avaliadas, nas condi- ções de produção e distribuição em que o estudo foi re- alizado (INNOVATIONS..., 2010; SABMILLER, 2012; SABMILLER, 2009). Sabe-se, entretanto, que não exis- te uma superioridade geral que possa ser atribuída às embalagens retornáveis em relação às não retornáveis. O raio de distribuição das bebidas afeta bastante o de- sempenho ambiental dessas garrafas. 7.4 REÚSO & RECICLAGEM DE MATERIAIS

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