Brasil Pack Trends 2020
BrasilPackTrends2020 194 sustentabi l idade & ética ações ambientais prioritárias. A metodologia para a sua quantificação, entretanto, está em fase de consolidação (MENDIONDO, 2011). Sobre essa nova demanda, a Coca-Cola divulgou um estudo piloto realizado em sua planta em Dongen na Holanda, em 2009, para calcular a pegada hídrica de seu produto comercializado Garrafa de PET de 500 mL, mas destacou que os valores obtidos podem variar significativamente, dependendo da metodologia de cál- culo empregada ( Figura 7.22 ). Desse estudo foi obser- vado que a pegada de água incorporada ao produto foi de 35,4 litros e, que, a utilização de água para a pro- dução do açúcar de beterraba, um dos ingredientes do produto, representou 76% do total de água consumida (COCA-COLA ENTERPRISES, 2009). Entretanto, não se pode esquecer de que essas métricas se referem apenas a alguns aspectos específi- cos da interação do produto com o meio ambiente. Não se pode avaliar o perfil ambiental de qualquer produto ou serviço apenas por meio dessas medidas. FIGURA 7.21 Produto com apelo ao carbonfootprint Fonte: Divulgação A pegada hídrica é um indicador que mede os consumos diretos e indiretos de água e a poluição da água ao longo do ciclo de vida dos produtos. Conside- rando a pequena disponibilidade de água potável no País em regiões densamente povoadas e a atual incapa- cidade de tratamento da totalidade dos efluentes gera- dos, a redução da pegada hídrica deve situar-se entre as FIGURA 7.22 Pegada hídrica obtida da Coca-Cola em garrafa de PET de 500 mL, realizado em Dongen na Holanda Fonte: Adaptado de COCA-COLA ENTERPRISES, 2009
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