Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 198 sustentabi l idade & ética Responsabilidade do produtor estendida Num mundo globalizado como o atual, com o for- talecimento das redes sociais e com o crescimento da importância do papel do consumidor, muitos fabrican- tes já perceberam a necessidade de ter uma atuação mais ampla junto à sociedade, estendendo a responsa- bilidade em relação aos seus produtos para muito além dos seus portões. Tal movimento tem sido chamado de Extended Producer Responsability (EPR), ou seja, a responsabilidade do produtor estendida. A publicação de relatórios de sustentabilidade, segundo o GRI Initiative, já é uma prática incorporada pelas empresas que possuem compromisso com o de- senvolvimento sustentável e que já praticam os princí- pios do EPR. As iniciativas envolvem ações em toda a cadeia produtiva. O GRI foi concebido para que se pos- sam comunicar de forma clara e transparente as ações empresariais de âmbito econômico, ambiental e social, segundo uma métrica por meio da qual a empresa pos- sa se comparar tanto internamente quanto externamen- te. O GRI envolve princípios de equilíbrio, comparabili- dade, exatidão, periodicidade, confiabilidade e clareza (GLOBAL REPORTING INITIATIVE, 2011). A Coca-Cola tem se posicionado claramente nesse sentido, pois percebeu que quem pratica os princípios da sustentabilidade tem uma “licença social” para operar, já que a importância de ser mais sustentável é um valor claramente percebido pelo consumidor. A inclusão das di- retrizes ambientais também está relacionada à segurança da existência de matérias-primas ( Resource Security ) que consumirá nos próximos 10, 20 ou 50 anos. Dentre as suas diretivas no caminho de tornar suas embalagens mais sustentáveis, podemos destacar: redução do peso de suas embalagens de PET, alumínio, aço e vidro, eliminação de ineficiências nos processos de envase, redução do lixo que vai para aterros, uso de materiais reciclados (PET) e o de- senvolvimento de novos materiais a partir de fontes reno- váveis como o Bio PET para a Plant Bottle. Além das ações diretamente na embalagem, existem ações em relação à água, à logística, à eficiência energética das geladeiras dos refrigerantes nos pontos de venda e às informações para o consumidor, dentre outras (COCA-COLA, 2009). O relatório de sustentabilidade da Dow Química de 2011 (DOW, 2011), que recebeu a codificação A+ por ter sido validada por terceira parte, já mostra na capa o seu envolvimento com a geração de energia eólica, óle- os mais saudáveis e a extensão da vida útil de frutas e hortaliças. No relatório são mostradas iniciativas como a melhora na sua eficiência energética, a publicação da avaliação da segurança e dos riscos de seus produtos, a remoção de gorduras trans e saturadas, seus índices de redução de carbono, o seu envolvimento para a pro- dução de biopolímeros a partir da cana-de-açúcar, suas emissões para o ar, água e resíduos sólidos, o número de acidentes, doenças, treinamentos a funcionários, res- peito aos direitos humanos, a igualdade de gênero e as relações com fornecedores e a sociedade, dentre outras. Além das publicações corporativas, a responsabi- lidade estendida tem se manifestado por intermédio de relatórios setoriais, como o da Confederação Nacional Da Indústria (CNI, 2012). O relatório, disponibilizado nas ver- sões em português e inglês, tem o objetivo de comunicar à comunidade global o perfil da indústria brasileira de alumí- nio. O Brasil tem como peculiaridades a utilização de uma matriz energética renovável, baseada na energia renovável de hidrelétricas e um alto índice de reciclagem (36% do total de alumínio produzido e 97,6% das embalagens con- feccionadas), o que lhe confere um diferencial competitivo da sua pegada de carbono de 4,2 toneladas de CO 2 eq por tonelada de alumínio produzida, medida desde a mineração até a reciclagem, em relação à média mundial 9,7 t CO 2 eq. Divulga-se nesse relatório que 85% das áreas mineradas de bauxita já foram reabilitadas e devolvidas ao seu uso original, com replantio de vegetação nativa. O setor mostra a sua representatividade social para o País com a geração de 384 mil empregos diretos e indiretos em 2010 e pelo investimento de 17 milhões de reais, em 2009, em proje- tos envolvendo educação, cultura, saúde e segurança para funcionários e a sociedade (CNI, 2012). 7.6 CREDIBILIDADE & ÉTICA

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==