Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 202 sustentabi l idade & ética ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13230 : embalagens e acondicionamento plásticos recicláveis - identificação e simbologia. Rio de Janeiro, 2008. 8 p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14020 : rótulos e declarações ambientais - princípios gerais. Rio de Janeiro, 2002. 5 p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14021 : rótulos e declarações ambientais - autodeclarações ambientais - (rotulagem do tipo II). Rio de Janeiro, 2004a. 26 p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14024: Rótulos e declarações ambientais - rotulagem ambiental do tipo l - princípios e procedimentos. Rio de Janeiro, 2004b. 13 p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14040 : gestão ambiental - avaliação do ciclo de vida - princípios e estrutura. Rio de Janeiro, 2009. 21 p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Rótulo ecológico ABNT. Disponível em: <http://www.abntonline.com.br/ rotulo/Produtos.aspx>. Acesso em: jun. 2012. No Brasil, o Conselho Nacional de Autorregula- mentação Publicitária (Conar) apresentou novas regras e normas para a publicidade de produtos com apelos sustentáveis, visando reduzir os dizeres que, de alguma forma, possam banalizá-los ou confundir os consumido- res. Assim, os anúncios que informam sobre a sustenta- bilidade de um produto ou serviço devem conter apenas informações ambientais passíveis de verificação e com- provação, que sejam exatas e precisas, não cabendo menções genéricas e vagas. As informações devem ter relação com os processos de produção e comercializa- ção dos produtos e serviços anunciados e o benefício apregoado deve ser significativo, considerando todo seu ciclo de vida, ou seja, na sua produção, uso e descarte (CONSELHO NACIONAL DE AUTORREGULAMENTA- ÇÃO PUBLICITÁRIA, 2011). O marketing ambiental é uma ferramenta podero- sa de informação para a educação do consumidor, mas somente se for verdadeiro. Evitar o Greenwashing não significa esperar um produto perfeito, mas sim que a honestidade, a transpa- rência e uma base científica sólida estejam fundamen- tadas na declaração ambiental. Na tendência de combater o Greenwashing foi lançado em outubro de 2009 pelo Environmen- tal Packaging International (EPI) nos Estados Uni- dos um banco de dados de materiais de embalagens sustentáveis, no qual os fornecedores de embalagens submetem dados para que as informações sobre a sustentabilidade dos seus materiais sejam revisa- das e comprovadas por uma terceira parte. De for- ma similar, a norma ISO 14021, de autodeclaração ambiental, também não aceita os dizeres “vagos” e imprecisos, tais como “amigo do meio ambiente”, “ambientalmente seguro”, “ecorresponsável” etc (ENVIRONMENTAL PACKAGING INTERNATIONAL, 2010) ABIR. Notícias. Coca-Cola Norsa lança garrafa com 25% menos vidro em Teresina. 28 jul. 2011. Disponível em: <http://abir.org . br/2011/07/28/coca-cola-norsa-lanca-garrafa-com-25-menos- vidro-em-teresina/>. Acesso em: 25 set. 2012. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMBALAGEM. Diretrizes de rotulagem ambiental para embalagens : autodeclarações ambientais – rotulagem do tipo II. São Paulo: ABRE, 2010. 13 p. Disponível em: < http://www.abre.org.br/downloads/cartilha.pdf> . Acesso em: jun. 2012 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMBALAGEM. Meio ambiente e sustentabilidade. Disponível em: <http://www.abre.org.br/meio_ ambiente.php>. Acesso em: jun. 2012. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMBALAGEM. Pacto setorial . Disponível em: <http://www.abre.org.br/pacto/index.php> . Acesso em: jun. 2012. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMBALAGEM. Simbologia técnica brasileira de identificação de materiais. Disponível em: <http://www. abre.org.br/meio_simbologia.php >. Acesso em: jun. 2012. 7.7 REFERÊNCIAS

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