Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 26 o mercado de embalagem: mundo e Brasi l A alimentação fora de casa, que engloba restau- rantes, bares, lanchonetes e refeições servidas dentro de supermercados, cresceu 15% nos últimos dez anos e hoje consome 30% da produção de alimentos no País. A perspectiva de crescimento é positiva, uma vez que, TABELA 1.43 Indústria de alimentos: maiores segmentos por faturamento (2008-2011) Maiores segmentos por faturamento (R$ bilhões) 2008 2009 2010 2011 Crescimento médio (2008-2011) Derivados de carne 61 58,5 66 80,1 7,0% Açúcar 15,9 30,2 37,7 46 30,4% Cereais beneficiados 31,1 32,9 35,9 42,1 7,9% Laticínios 26,4 29 33,1 39 10,2% Óleos e gorduras 32 29 29,3 32 0,0% Derivados de trigo 18,7 18,9 19,9 21,9 4,0% Diversos 14 15,4 17,7 20,7 10,3% Derivados de frutas e vegetais 14,8 14,9 15,6 17,7 4,6% Chocolate, cacau e balas 9,1 9,9 10,5 11,2 5,3% Desidratados e supergelados 5,1 5,6 6,5 7,7 10,8% Conservas de pescado 2 2,3 2,5 2,7 7,8% Fonte: CARNEIRO, 2012 hoje, o porcentual do orçamento de alimentação dire- cionado à alimentação fora de casa das famílias brasi- leiras é de 31%, ante 50% nos EUA e na Europa (CAR- NEIRO, 2012). TABELA 1.42 Indicadores de desempenho da indústria de alimentos Indicadores de desempenho (R$ bilhões) 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Crescimento médio (2005-2011) Performance Faturamento Líquido 263,8 269,7 279,6 286,1 300,8 316,5 3,7% Comércio Exterior Exportações 137,8 160,7 197,9 153 201,9 256 13,2% Importações 91,4 120,6 173,2 127,6 181,6 226,2 19,9% Saldo Comercial 46,5 40 24,7 25,3 20,3 29,8 -8,5% Canal de Distribuição Varejo Alimentício 110,4 122,7 143,8 159,1 179,5 205,3 13,2% Food Service 43,4 50,3 58,2 64,4 75,1 88 15,2% Fonte: CARNEIRO, 2012

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