Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 27 o mercado de embalagem: mundo e Brasi l Um dos principais fatores responsáveis pelo crescimento contínuo do setor, o acelerado desenvol- vimento econômico do País nos últimos anos trouxe ao mercado uma nova classe média emergente com maior poder de compra e um grau de exigência su- perior em relação aos produtos alimentícios básicos. Essas mudanças no comportamento de compra inten- sificaram a rivalidade entre os fabricantes de alimen- tos industrializados, que buscam fidelizar o novo con- sumidor com produtos inovadores acondicionados em embalagens chamativas e funcionais. Em 2010, foram 105.589 lançamentos de novos alimentos, aumento de 4,3% em relação a 2009, portanto, a demanda por alimentos saudáveis, leves, frescos, naturais e orgâni- cas, bem como opções funcionais e fortificadas, deve continuar a crescer nos próximos anos. Os canais de venda passaram por mudanças significativas, com lo- jas de conveniência tornando-se pontos de venda cada vez mais importantes para os consumidores de todas as idades e origens (THE FUTURE... 2009). Características como leveza, segurança e trans- parência também são valorizadas cada vez mais pe- los consumidores. Da mesma forma, o consumo das embalagens flexíveis está sendo impulsionado pelos alimentos perecíveis e os de conveniência, graças ao crescimento e à formalização dos mercados de quei- jos, carnes e embutidos. Investimentos em novas embalagens têm sido uma forma eficaz de os bran- downers fortalecerem suas marcas e diferenciarem seus produtos dos concorrentes. Em alguns mercados, essas inovações catalizaram mudanças significativas no mix de embalagem, como no segmento de molhos de tomate, que substituiu as latas de folha de flandres pelos stand-up pouches . O segmento de alimentos deverá aumentar o con- sumo de embalagens, com taxas médias de 4,4% ao ano, em valor (US$ milhões), e de 4,2% em volume (toneladas), entre 2011 e 2015. As embalagens metá- licas e plásticas deverão apresentar as maiores taxas de crescimento ( Tabelas 1.44, 1.45 e 1.46 ). TABELA 1.44 Histórico e projeção do consumo de embalagem para alimentos: Valor Material US$ milhões 2007 US$ milhões 2011 Crescimento médio 2007-2011 US$ milhões 2015* Crescimento médio 2011-2015* Flexível 3.402 4.196 5,4% 4.856 3,7% Plástico 2.442 3.235 7,3% 3.932 5,0% Papel e Cartão 1.917 2.584 7,7% 3.054 4,3% Papelão 1.557 1.844 4,3% 2.171 4,2% Metal 1.212 1.613 7,4% 1.976 5,2% Vidro 174 192 2,5% 215 2,8% TOTAL 10.705 13.665 6,3% 16.204 4,4% *Estimativa Fonte: DATAMARK

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