Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 28 o mercado de embalagem: mundo e Brasi l Indústria usuária: bebidas O faturamento das indústrias de bebidas no Bra- sil totalizou R$ 151 bilhões em 2011, avanço de me- nos de 0,9% em relação ao ano anterior, bem inferior ao crescimento registrado em 2010 (6,1%). O baixo cres- cimento deu-se principalmente pelo mau desempenho do segmento de cervejas, que, em 2011, apresentou retração. Um dos fatores foi o aumento do PIS/Cofins e IPI, 15% em média, sobre as bebidas, que se traduziu TABELA 1.45 Histórico e projeção do consumo de embalagem para alimentos: Volume (unidades) Material Bilhões de unidades 2007 Bilhões de unidades 2011 Crescimento médio 2007-2011 Bilhões de unidades 2015* Crescimento médio 2011-2015* Papelão 6,2 7,0 3,4% 8,6 5,2% Plástico 83,7 94,8 3,2% 107,3 3,1% Metal 8,3 8,0 -0,8% 9,7 5,0% Papel e Cartão 14,0 16,5 4,2% 18,5 2,9% Vidro 1,2 1,1 -1,4% 1,2 3,1% Flexível 94,1 103,6 2,4% 115,9 2,9% TOTAL 207,4 230,9 2,7% 261,2 3,1% *Estimativa Fonte: DATAMARK TABELA 1.46 Histórico e projeção do consumo de embalagem para alimentos: Volume (toneladas) Material Mil toneladas 2007 Mil toneladas 2011 Crescimento médio 2007-2011 Mil toneladas 2015* Crescimento médio 2011-2015* Papelão 1.229,0 1.415,2 3,6% 1.666,2 4,2% Plástico 558,0 633,3 3,2% 769,5 5,0% Metal 432,8 390,9 -2,5% 478,9 5,2% Papel e Cartão 312,0 359,8 3,6% 404,0 2,9% Vidro 189,2 170,3 -2,6% 190,1 2,8% Flexível 142,0 155,4 2,3% 179,8 3,7% TOTAL 2.863,0 3.124,9 2,2% 3.688,4 4,2% *Estimativa Fonte: DATAMARK em alta de 1,3% nos preços. A carga tributária maior impactou a categoria, em especial as marcas com me- nor participação de mercado. No entanto, algumas ca- tegorias deram continuidade ao bom desempenho das vendas dos últimos anos, como as bebidas tônicas, pu- xadas pelos energéticos (33%) e os isotônicos (30%), e os sucos de fruta (15%). A Tabela 1.47 apresenta os principais produtos desse segmento, por faturamento, no período 2008-2011.

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