Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 30 o mercado de embalagem: mundo e Brasi l garrafas com tecnologia Plant bottle usadas nos merca- dos de refrigerantes e água mineral (PACHIONE, 2010). A enorme dependência das embalagens PET no mercado de refrigerantes (de aproximadamente 60%) obrigou os convertedores do material a buscar novas oportunidades como objetivo de replicar o sucesso das garrafas PET em mercados promissores. A portuguesa Logoplaste, juntamente com a marca Shefa, por exem- plo, parece ter dado início a uma possível migração das caixas assépticas para garrafas PET com barreira à luz no mercado de leite longa vida. Em apenas seis meses, a Shefa passou a acondicionar 30% da sua produção em garrafas PET, devido à excelente aceitação pelos consu- midores do novo formato, principalmente em virtude do maior destaque que a embalagem proporciona ao produ- to, que, nos últimos 15 anos, tem sido comercializado, predominantemente, em caixas assépticas de 1 litro. O segmento da indústria de bebidas deverá au- mentar o consumo de embalagens, com taxas médias de 5,4% ao ano, em valor (US$ milhões), e de 4,9% em volume (toneladas), entre 2011 e 2015. As embala- gens de metal, plástico, papel e papelão deverão apre- sentar as maiores taxas de crescimento ( Tabelas 1.48, 1.49 e 1.50 ) (DATAMARK, s.d.). TABELA 1.48 Histórico e projeção do consumo de embalagem para bebidas: Valor Material US$ milhões 2007 US$ milhões 2011 Crescimento médio 2007-2011 US$ milhões 2015* Crescimento médio 2011-2015* Plástico 2.290 3.940 14,5% 4.905 5,6% Metal 1.938 3.046 12,0% 3.795 5,7% Flexível 1.108 1.523 8,3% 1.861 5,1% Papel 947 1.329 8,8% 1.654 5,6% Papelão 616 834 7,9% 1.016 5,0% Vidro 562 815 9,7% 927 3,3% TOTAL 7.462 11.486 11,4% 14.158 5,4% *Estimativa Fonte: DATAMARK TABELA 1.49 Histórico e projeção do consumo de embalagem para bebidas: Volume (unidades) Material Bilhões de unidades 2007 Bilhões de unidades 2011 Crescimento médio 2007-2011 Bilhões de unidades 2015* Crescimento médio 2011-2015* Vidro 2,0 2,8 8,8% 3,3 3,8% Plástico 31,4 45,4 9,6% 57,0 5,9% Papelão 0,5 0,7 7,4% 0,8 4,8% Metal 43,9 56,1 6,3% 69,1 5,4% Papel 12,7 15,3 4,8% 19,0 5,6% Flexível 34,0 43,3 6,2% 53,6 5,5% TOTAL 124,5 163,5 7,1% 202,9 5,5% *Estimativa Fonte: DATAMARK

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