Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 31 o mercado de embalagem: mundo e Brasi l Indústria usuária: healthcare Nos últimos dez anos, as vendas de medicamentos, incluindo genéricos, OTC (Over-the-Counter, venda livre) e outros medicamentos sob prescrição médica, cresce- ram 43,5%, atingindo 2,34 bilhões de unidades no fim de 2011. O avanço acelerado de praticamente todos os tipos de medicamentos estimulou os grandes laboratórios a investir intensamente na ampliação de instalações in- dustriais, estudos clínicos e aquisições. Cerca de R$ 5 bilhões em investimentos, negócios e aquisições agitaram o mercado brasileiro de medicamentos em 2011. Os grandes investimentos também são uma for- ma de os laboratórios se prepararem para enfrentar uma nova era sem o monopólio de produtos blockbuster (su- cesso de vendas) através de patentes. O vencimento de uma patente representa, para as indústrias fabricantes e detentoras de P&D, uma perda de US$ 500 milhões em vendas somente no Brasil, e em 2011 perto de 25 medicamentos venceram patentes. Para lidar com essa transformação, uma das principais diferenciações estra- tégicas dos gigantes do setor é a inovação de produtos e investimento em pesquisa para acelerar o desenvolvi- mento de novos tratamentos terapêuticos. O aumento considerável nos investimentos em pesquisa, provocado pelo vencimento de patentes, também coincide com o crescimento da participação dos genéricos no mercado brasileiro, que encerraram 2011 com 20,5% do fatura- mento do setor farmacêutico. O setor de embalagens para farmacêuticos, que engloba desde blisters laminados e cartuchos de papel cartão até frascos de vidro, tem se beneficiado do salto na demanda por medicamentos genéricos, movimen- tando, aproximadamente, R$ 606 milhões de reais em 2011, um acréscimo de 25% versus 2010, superando a taxa de crescimento de 13% do setor farmacêutico. A tabela 1.52 apresenta a relação das dez maiores em- presas do setor em 2010 (por faturamento) (PORTAL FARMACÊUTICO, 2012; FÓRUM DE LÍDERES, s.d.). O mercado para medicamentos OTC é crescente, sendo impulsionado principalmente pela expansão dos programas de saúde governamentais, bem como o au- mento da renda discricionária do consumidor brasileiro. O crescimento do poder de compra da classe C e a diminuição dos preços dos medicamentos, graças ao advento dos genéricos, tornou os medicamentos mais acessíveis a grande parte da população brasileira. O gas- to médio per capita em 2012 deve ser de R$ 386,43, versus R$ 337 de 2011. As classes B e C serão as principais responsáveis por esse consumo. Juntas, elas corresponderam a 80% do valor total, com gastos de R$ 23 bilhões e R$ 27 bilhões, respectivamente. A diminuição da taxa de desemprego também se refletiu no aumento da cobertura dos planos de saúde TABELA 1.50 Histórico e projeção do consumo de embalagem: Volume (toneladas) Material Mil Toneladas 2007 Mil Toneladas 2011 Crescimento médio 2007-2011 Mil Toneladas 2015* Crescimento médio 2011-2015* Vidro 733,9 910,1 5,5% 1.035,5 3,3% Plástico 630,3 884,9 8,9% 1.102,9 5,7% Papelão 486,4 640,1 7,1% 779,5 5,0% Metal 319,1 428,9 7,7% 531,8 5,5% Papel 269,7 333,4 5,4% 414,1 5,6% Flexível 62,2 73,3 4,2% 89,6 5,1% TOTAL 2.501,5 3.270,6 6,9% 3.953,4 4,9% *E stimativa Fonte: DATAMARK

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