Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 33 o mercado de embalagem: mundo e Brasi l Indústria usuária: personal care A indústria brasileira de personal care apresentou um crescimento médio de 13,5% nos últimos dez anos, tendo passado de um faturamento líquido de R$ 8,3 bi- lhões (USD$ 3,5 bilhões) em 2001 para R$ 29,4 bilhões (USD$ 17,6 bilhões) em 2011 (ABHIPEC, 2011b). En- tre os fatores que impulsionaram esse crescimento des- tacam-se a utilização de tecnologia de ponta pelo setor, os lançamentos constantes de novos produtos, o aumento da expectativa de vida, o que traz a necessidade de con- servar uma impressão de juventude, o consumo maior dos produtos pelo público masculino, além de outros que são considerados no capítulo 2 desta publicação. Conforme dados da Associação Brasileira da In- dústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABHIPEC, 2011b), no Brasil existem 1.659 empresas atuando no mercado de produtos de personal care , com 20 empresas de grande porte, com faturamento líquido de impostos acima dos R$ 100 milhões, representando 73% do faturamento total. A Tabela 1.55 apresenta a distribuição dessas empresas, regionalmente. TABELA 1.53 Histórico e projeção do consumo de embalagem para healthcare : Volume (unidades) Material Bilhões de unidades 2007 Bilhões de unidades 2011 Crescimento médio 2007-2011 Bilhões de unidades 2015* Crescimento médio 2011-2015* Papelão 1,3 1,8 8,1% 2,2 5,5% Papel e Cartão 6,6 10,1 11,5% 12,6 5,6% Vidro 1,6 2,3 9,0% 2,8 5,6% Plásticos 2,1 3,3 11,6% 4,1 5,6% Flexível 7,0 10,4 10,5% 12,9 5,6% Metal 0,7 1,2 17,3% 1,5 5,6% TOTAL 19,2 29,1 10,9% 36,1 5,6% *Estimativa Fonte: DATAMARK TABELA 1.54 Histórico e projeção do consumo de embalagem: Volume (toneladas) Material Mil Toneladas 2007 Mil Toneladas 2011 Crescimento médio 2007-2011 Mil Toneladas 2015* Crescimento médio 2011-2015* Papelão 46,3 63,2 8,1% 78,4 5,5% Papel e Cartão 34,2 52,9 11,5% 65,7 5,6% Vidro 43,6 52,4 4,7% 65,1 5,6% Plásticos 13,0 19,7 10,8% 24,4 5,6% Flexível 7,5 11,2 10,6% 14,0 5,6% Metal 0,8 2,4 30,6% 3,0 5,6% TOTAL 145,5 201,9 8,5% 250,7 5,6% *Estimativa Fonte: DATAMARK

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