Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 34 o mercado de embalagem: mundo e Brasi l TABELA 1.55 Indústria de personal care : quantidade de empresas por região Distribuição Geográfica das Empresas Região Quantidade de Empresas Norte 25 Centro-Oeste 126 Nordeste 139 Sudeste 1.047 Sul 322 Brasil 1.659 Fonte: ABHIPEC (2011b, 9 p.) A análise da balança comercial dos produtos de personal care , nos últimos dez anos, demonstra um crescimento acumulado de 293,5% nas exporta- ções entre 2002 e 2011, e as importações crescen- do 340,9% no mesmo período. O déficit comercial do setor, que atingiu US$ 163,1 milhões em 1997, foi sendo reduzido nos anos seguintes, atingindo US$ 8 milhões em 2001 e, a partir de 2002, revertido para resultados superavitários. Em 2009, o superávit atingiu US$ 131 milhões, com queda de 27,8% sobre 2008, refletindo a valorização do real, que resultou em US$ 126 milhões de déficit em 2011 ( Tabela 1.56 ). Em relação ao mercado mundial de personal care , o Brasil ocupa a terceira posição. É o primeiro mercado em perfumaria e desodorantes; segundo mer- cado em produtos para cabelos, produtos para higiene oral, masculinos, infantil, proteção solar; terceiro em produtos cosméticos; quarto em depilatórios; e quinto em pele ( Tabela 1.57 ). TABELA 1.56 Indústria de personal care : balança comercial (2002-2011) BALANÇA COMERCIAL MERCADO PERSONAL CARE Ano Importação milhões US$ % Crescimento Exportação milhões US$ % Crescimento Saldo 2002 152 -23,7 203 5,9 13,2 2003 150 -1,3 244 20,3 24,9 2004 157 4,4 332 36,1 33,8 2005 212 35 408 22,8 44,9 2006 295 39,2 489 19,9 46,5 2007 373 26,8 537 10 40 2008 466 24,7 648 20,5 25 2009 456 -2,1 588 -9,3 25,3 2010 697 52,7 693 18 20,2 2011 880 26,3 754 8,7 29,8 % Crescimento médio últimos dez anos 16 14,7 Fonte: ABHIPEC (2011b, 9 p.)

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