Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 35 o mercado de embalagem: mundo e Brasi l Com o crescimento contínuo do setor, haverá também um contínuo investimento na evolução quali- tativa dos produtos para atender às demandas de um consumidor cada vez mais ávido por qualidade e por linhas de produtos cada vez mais completas e voltadas para necessidades específicas dos usuários. A evolu- ção da categoria é marcada pela ampliação na gama de produtos disponível no mercado, com destaque para os itens relacionados no Quadro 1.6. O segmento de proteção solar foi o que mais cres- ceu nos últimos anos no Brasil, graças à maior cons- cientização dos consumidores em relação à proteção de sua pele. A mudança de comportamento da população observada nos últimos anos trouxe ao mercado produtos para usos diversificados, no dia a dia, como protetores para os lábios, para as mãos, para o rosto e colo. Outra segmentação que surge com força é quanto ao tipo de pele (ex: para pele mista, oleosa etc.). Também é significativo o crescimento do uso de protetor solar por parte do público masculino. Para os homens, o principal atributo observado é o cumpri- mento do benefício básico. Já as mulheres, além desse atributo, desejam hidratação, espalhabilidade, perfume suave, fórmula não oleosa. Antes mesmo de se preocu- par se o produto protege contra os raios UVA e UVB, ela observa a textura, a fragrância e a embalagem, as mais comuns sendo os frascos de PET ou PP com tampa flip- top , as bisnagas plásticas (com menor penetração) e os frascos plásticos com aplicador spray. O Brasil é hoje o segundo mercado em consumo de perfumes. No entanto, por volta de apenas 6% do que se vende no mercado brasileiro é perfume importa- do, o restante é de produtos nacionais e, dentre elas, as de maior participação são: Natura, Avon e O Boticário. Mulheres cada vez mais acabam usando mais de um perfume, em média de três a quatro diferentes. Já os homens são capazes de permanecerem mais fiéis por um longo período ao mesmo perfume. Esse segmento deverá aumentar o consumo de embalagens, com taxas médias de 5,5% ao ano, em valor (US$ milhões), e de 5,7% em volume (toneladas), entre 2011 e 2015. As embalagens de plástico e me- tal deverão apresentar as maiores taxas de crescimento ( Tabelas 1.58, 1.59 e 1.60 ). TABELA 1.57 Indústria de personal care : crescimento e participação dos países Personal Care 2010 2011 Crescimento % Participação % US$ milhões US$ milhões Mundo 387.727,1 425.866,5 9,8 EUA 60.744 63.086,4 3,9 14,8 Japão 43.381,7 47.267,7 9,0 11,1 Brasil 36.186,9 43.028,5 18,9 10,1 China 23.879,4 27.704,3 16 6,5 Alemanha 17.730,3 19.419,9 9,5 4,6 França 16.079,1 17.294,7 7,6 4,1 Reino Unido 15.592,8 17.019,8 9,2 4,0 Rússia 12.373 14.187 14,7 3,3 Itália 12.158,1 12.964,7 6,6 3,0 Espanha 10.473,3 11.007,4 5,1 2,6 Top 10 248.598,6 272.980,4 9,8 64,1 Fonte: ABHIPEC (2011b, 9 p.)

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