Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 39 o mercado de embalagem: mundo e Brasi l Cientes da preocupação dos consumidores com o meio ambiente, e da influência desse fator na deci- são de compra, os fabricantes de produtos de limpeza vêm utilizando o conceito na oferta dos seus produtos através de embalagens recicláveis, refis e, principal- mente, fórmulas concentradas em tamanhos menores. A força do apelo dos produtos de limpeza com menor impacto ambiental levou muitas empresas a lançar li- nhas completas de produtos ecologicamente corretos, como, por exemplo, a Bombril com sua linha Ecobril. A linha inclui refis do multiuso em que os consumidores podem, na recompra, adquirir um sachê concentrado de 100 ml e preparar o produto em casa, colocando o conteúdo do sachê no frasco e completando com água. Essa tendência também tem repercussão na indústria de embalagens, que passa a introduzir cada vez mais frascos com conteúdos menores e também embalagens flexíveis, tradicionalmente usadas pouco no mercado de produtos de limpeza. O ano de 2011 foi marcado por uma intensi- ficação na competitividade do setor com empresas nacionais, como Química Amparo e Flora reforçando seus portfólios com as marcas Assolan (R$ 110 mi- lhões) e Assim (R$ 140 milhões), respectivamente. Além disso, importantes players internacionais, como Unilever, P&G, SC Johnson e Reckitt, entre outros, também estão reforçando seu foco no Brasil como forma de mitigar a estagnação nos mercados ameri- cano e europeu. O crescimento do setor também vem sendo impulsionado pelo mercado de limpeza institucio- nal. Empresas especializadas na prestação de limpe- za profissional a particulares, clientes corporativos, condomínios e outros, apostam na expansão no mer- cado interno, que apresenta um grande potencial. O cenário de altos encargos trabalhistas indica que a demanda pela terceirização tenderá a aumentar, uma vez que essa seja uma forma eficaz de as residências e as empresas diminuírem as despesas com serviços de limpeza. Esse segmento deverá aumentar o consumo de embalagens, com taxas médias de 3,0% ao ano, em valor (US$ milhões), e de 3,1% em volume (toneladas), entre 2011 e 2015. As embalagens flexíveis deverão apresentar as maiores taxas de crescimento ( Tabelas 1.62, 1.63 e 1.64 ). TABELA 1.62 Histórico e projeção do consumo de embalagem para produtos de limpeza: Valor Material US$ milhões 2007 US$ milhões 2011 Crescimento médio 2007-2011 US$ milhões 2015* Crescimento médio 2011-2015* Papelão 478 456 -1,2% 517 3,2% Plástico 733 944 6,5% 1.053 2,8% Flexível 147 90 -11,5% 105 4,0% Papel e Cartão 124 179 9,7% 207 3,7% TOTAL 1.481 1.670 3,0% 1.882 3,0% *Estimativa Fonte: DATAMARK

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