Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 51 fatores que influenciam o mercado de bens de consumo TABELA 2.4 Crescimento potencial do PIB Taxa de crescimento do PIB (%) Países 2012-2017 2018-2030 2031-2050 Mundo 3,4 3,3 2,4 China 8,9 5,5 2,8 Índia 7,2 6,5 4,5 Rússia 3,6 2,7 0,9 Indonésia 5,9 5,1 3,7 México 3,2 3,5 3,0 Turquia 5,2 4,1 2,3 Brasil 4,4 3,9 2,5 Estados Unidos 2,1 2,4 2,1 Japão 0,9 1,3 1,3 Alemanha 1,6 1,1 1,0 Reino Unido 1,5 2,1 2,2 França 1,8 2,1 1,4 Itália 0,6 1,6 1,6 Canadá 2,1 2,1 2,3 Fonte: OECD Economic Outlook, 2012 Apesar de o ritmo de crescimento da economia bra- sileira depender da superação de fatores tais como a pres- são inflacionária e as deficiências de infraestrutura, as ex- pectativas são otimistas para a próxima década. Conforme estudo da empresa McKinsey & Company (HIROSE et al., 2012), o desenvolvimento promoverá uma forte expansão do mercado de bens de consumo ( Quadro 2.2 ), já no pe- ríodo 2010-2020, conforme o crescimento projetado para as vendas de diferentes categorias de produtos (HIROSE et al., 2012). Esse crescimento deverá ser mais acentua- do nas regiões Norte e Nordeste, nas cidades do interior e nas situadas em regiões metropolitanas. QUADRO 2.2 Crescimento projetado para bens de consumo Crescimento projetado aproximado (2010-2020) Exemplos de produtos Entre 2,5 e 3 vezes Sucos, air freshner , bebidas alcoólicas, protetores solares, produtos para animais de estimação (Pet), produtos para a pele, cervejas etc. Entre 2 e 2,5 vezes Refeições prontas, água engarrafada, fragrâncias, alimentos congelados e refrigerados, produtos para banho, bebidas carbonatadas, alimentos infantis, café, massas alimentícias, balas e confeitos, produtos de limpeza etc. Entre 1,5 e 2 vezes Alimentos enlatados, snacks, vinhos, alimentos desidratados, leite, sorvete, chás, cosméticos, óleos e gorduras, desodorantes, molhos e condimentos, produtos de panificação e confeitaria etc. Fonte: McKinsey & Company (HIROSE et al., 2012)

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