Brasil Pack Trends 2020
BrasilPackTrends2020 53 fatores que influenciam o mercado de bens de consumo Progressivamente, a convergência das políticas de desenvolvimento e inclusão social poderá fortalecer o poder de compra e melhora da qualidade de vida das famílias brasileiras nas próximas décadas, dando sus- tentação a um cenário bastante favorável para o merca- do de bens de consumo. TABELA 2.5 Plano Brasil Maior – Prioridades, Objetivos e Metas (2011-2014) Objetivos estratégicos Posição-Base (2010) Metas Ampliar o investimento fixo em % do PIB 18,4% 22,4% Elevar dispêndio empresarial em P&D em % do PIB 0,59% 0,90% Aumentar qualificação de RH: % dos trabalhadores da indústria com pelo menos nível médio 53,7% 65% Ampliar valor agregado nacional: aumentar Valor da Transformação Industrial/ Valor Bruto da Produção (VTI/VBP) 44,3% 45,3% Elevar % da indústria intensiva em conhecimento: VTI da indústria de alta e média-alta tecnologia/VTI total da indústria 30,1% 31,5% Fortalecer as MPMEs: aumentar em 50% o número de MPMEs inovadoras 37,1 mil 58,0 mil Produzir de forma mais limpa: diminuir consumo de energia por unidade de PIB industrial (consumo de energia em tonelada equivalente de petróleo – tep por unidade de PIB industrial) 150,7 tep/ R$ milhão 137,0 tep/ R$ milhão* Diversificar as exportações brasileiras, ampliando a participação do País no comércio internacional 1,36% 1,6% Elevar participação nacional nos mercados de tecnologias, bens e serviços para energias: aumentar Valor da Transformação Industrial/ Valor Bruto da Produção (VTI/VBP) dos setores ligados a energia 64,0% 66,0% Ampliar o acesso a bens e serviços para qualidade de vida: ampliar o número de domicílios urbanos com acesso a banda larga (PNBL) 13,8 milhões 40 milhões de domicílios** *Estimativa a preços de 2010 **Meta PNBL Fonte: Plano Brasil Maior, 2012
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==