Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 55 fatores que influenciam o mercado de bens de consumo Um trabalho do Centro de Estudos Sociais da FGV (NERI, 2012) destaca a tendência de aumento da participação relativa da classe C (Critério Brasil) na sociedade brasileira, de 37,6%, em 2003, para uma projeção de 60,2%, em 2014; de aumento da partici- pação das classes A e B, embora em ritmo menor; e de grande redução da participação das classes D e E, de 54,8%, em 2003, para uma projeção de 25,0%, em 2014 ( Figura 2.4 ). O mercado de bens de consumo brasileiro deverá sofrer contínua influência das alterações na participa- ção relativa das classes sociais A, B, C, D e E. Tais mudanças têm conferido maior evidência a três seg- mentos bem distintos, compostos de pessoas do estrato superior da classe A com poder aquisitivo muito elevado (segmento AAA), da nova classe média ampliada e com perfil transformado devido à incorporação de consumi- dores emergentes das classes D e E, e dos estratos de menor renda da população que ainda se encontram par- cial ou totalmente fora do mercado de consumo. Crescimento do mercado de luxo: segmento Triplo A Pesquisadores do IBRE/FGV (CONSIDERA; PES- SOA, 2012), apesar de reconhecerem os avanços na distribuição de salários, em parte devido à melhora do nível de educação e ao aumento real do salário míni- mo, consideram que, “tendo em vista que a distribuição FIGURA 2.4 Brasil, Distribuição de Classes Sociais, 2003, 2011 e 2014 (projeção) Fonte: Centro de Políticas Sociais, CPS, FGV (NERI, 2012) 2.3 RENDA E CONSUMO

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