Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 57 fatores que influenciam o mercado de bens de consumo cientes para deixar que a busca de status sirva como fator principal de motivação para a compra. Por outro lado, apenas 15% desses consumidores (o grupo dos Gastadores) apresentam comportamento similar aos consumidores das classes A e B, por terem maior ren- da relativamente aos demais. O grupo dos Endividados também demonstra alguma propensão ao consumo de bens e serviços com marcas de prestígio, porém, suas dívidas inibem seus anseios de consumo. A pesquisa Ipsos revela que é muito baixo o por- centual dos consumidores de baixa renda que possui mi- cro-ondas, com média de 13% e máximo de 23% (grupo dos Gastadores), e também que menos da metade (42%) costuma consumir alimentos congelados. São dados re- levantes para o segmento de embalagens para alimentos. Outra pesquisa da empresa Boston Consulting Group (BARRETO; BOCHI; ABRAMOVICS, 2002) iden- tificou os produtos da lista de compra da classe C, sub- dividindo-os em itens Imprescindíveis, “Abandonados se $ Curto” e Supérfluos Desejáveis. Como exemplo, o Quadro 2.3 apresenta alguns dos bens considerados na pesquisa. Conforme observado pelos pesquisadores, os pro- dutos alimentícios representam itens que os consumi- dores mais tentam preservar. Entre os fatores que in- fluenciam a compra de alimentos, a pesquisa destaca o preço/promoção (38%), a validade dos produtos (22%), sabor e aroma (13%) e marca reconhecida (13%). Os produtos de higiene pessoal compõem um grupo bas- tante sensível à diminuição da renda disponível, po- dendo ser bastante reduzidos na lista de compras. Para essa categoria os principais influenciadores são preço/ promoção (31%), cheiro (22%) e marca reconhecida (22%). Os produtos para limpeza do lar são os que mais proporcionam satisfação pessoal para as donas de casa da classe C. Nessa categoria os consumidores são mais influenciados por preço/promoção (31%), cheiro (20%), marca reconhecida (16%) e rendimento (14%). QUADRO 2.3 Pesquisa Boston Consulting Group – Lista de compras da classe C Categorias Itens imprescindíveis Itens “abandonados se $ curto” Itens supérfluos desejáveis Alimentos Arroz, feijão, macarrão carne, frango, verduras e legumes, café, leite em caixinha, margarina, óleo de soja, extrato de tomate, refresco em pó Água mineral, cerveja, bolacha/biscoito, creme de leite, leite condensado, frios, iogurte, maionese Cerveja, vinhos, doces, sobremesas, frios, salgadinhos em pacote, congelados, semiprontos, mistura para bolo, suco de fruta Higiene pessoal Água sanitária, detergente líquido, esponja de aço, papel higiênico, sabão em pó e em barra Amaciante de roupa, guardanapo de papel, inseticida, limpa-vidros, lustra-móveis Graxa para calçados, vassoura/rodo Limpeza do lar Absorvente higiênico, aparelho de barbear, creme dental, desodorante, sabonete e xampu Condicionador, creme hidratante, creme para barbear, sabonete fino, fio dental Escova dental, fio dental Fonte: Barreto; Bochi; Abramovics et al., 2002

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==