Brasil Pack Trends 2020
BrasilPackTrends2020 58 fatores que influenciam o mercado de bens de consumo Potencial do segmento BOP Entretanto, mesmo com a ascensão social dos estratos de menor renda, observada nos últimos anos, o Brasil ainda mantém grande parcela da população fora do mercado de consumo, configurando ao mes- mo tempo uma forte desigualdade social e um enorme potencial de crescimento futuro. Esse contingente da população costuma ser identificado como o segmento BOP - Bottom of the Pyramid . De acordo com trabalho da empresa Boston Con- sulting Group (AGUIAR; CUNHA; PIKMAN, 2008), dois terços das famílias brasileiras estão no limiar da via- bilidade econômica, ansiosas para se incorporar à so- ciedade de consumo. Essa demanda reprimida existe também em outras regiões como África, China, Índia e Europa Oriental, representando um enorme mercado em potencial, denominado pelos autores do trabalho next billion . Nos últimos anos, esse potencial tem se tornado realidade no Brasil, em grande parte devido ao crescimento da economia e das políticas de distribui- ção de renda. De acordo com os pesquisadores da Boston Con- sulting Group, a exploração do potencial de consumo das pessoas na base da pirâmide socioeconômica pode requerer um modelo de negócio com características es- pecíficas quanto ao design dos produtos, sistemas de distribuição, programas de comunicação, estrutura or- ganizacional e alianças estratégicas. Por exemplo, cita a criação de embalagens menores e menos dispendiosas como um dos melhores meios para tornar os produtos mais acessíveis para esse segmento de consumidores (AGUIAR; CUNHA; PIKMAN, 2008). A movimentação de grandes corporações na di- reção do mercado da base da pirâmide poderá causar mudanças significativas no setor de bens de consumo e, consequentemente, no de embalagens. Por exemplo, a Tetra Pak, com o objetivo de explorar o potencial do mercado na base da pirâmide, estabeleceu como gran- de desafio o fornecimento de “produtos conveniente- mente embalados que eles necessitam, cada vez mais, a um preço acessível”. Nas palavras de Dennis Jönsson, presidente e CEO do Grupo Tetra Pak: “Nossa indústria vinha, tradicional- mente, desenvolvendo produtos de baixo para cima, agregando valor pelo caminho. Devemos agora fazer o oposto para realizar o potencial desse merca- do. Talvez precisemos até contar com uma abordagem diferente em relação ao risco, ao investimento e à organização nos diferentes mercados para enfrentar os desafios de distribuição e ponto de venda. Estamos convencidos de que inovação, parceria e compromisso são a chave para o sucesso nesse mercado. Devemos desenvolver e vender produ- tos de forma diferente para aumentar a disponibilidade de boa nutrição nos países em desenvolvimento. Essa é uma oportunidade que nossa indústria não pode se dar ao luxo de perder. É uma oportunidade para transformar vidas, tornando os alimentos seguros e saudá- veis disponíveis a uma nova geração de consumidores emergentes”. Nas próximas décadas, a influência do segmen- to BOP poderá ser muito grande, num cenário otimista marcado pela sustentação do crescimento econômico, continuidade das políticas de distribuição de renda e aumento progressivo do investimento em educação. Esses e outros fatores determinarão a maior ou menor ascensão da base da pirâmide socioeconômica brasilei- ra ao mercado de bens de consumo. Milhões de novos consumidores poderão ser incorporados a esse merca- do, ampliando a Nova Classe Média, alavancando ain- da mais a demanda e mudando a configuração desse mercado.
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