Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 59 fatores que influenciam o mercado de bens de consumo Nível educacional Os dados das Séries Estatísticas & Séries Histó- ricas (IBGE, s.d.) indicam que o nível educacional da população brasileira tem apresentado melhoras nos úl- timos anos, tendo ocorrido o crescimento da população com 11 anos ou mais de estudo, assim como a redução significativa do porcentual de pessoas sem instrução e menos de 1 ano de estudo ( Figura 2.5 ). Uma vez que os maiores níveis de educação estão associados aos maiores níveis de renda familiar, tende também a aumentar a capacidade dos consumidores de optar por maior variedade de itens dentro de cada categoria de bens de consumo. Outro efeito que tende a ocorrer é o aumento do grau de exigência quanto ao padrão de qualidade dos produtos, derivado da maior disponibilidade de informações e melhora do nível cul- tural dos consumidores. De acordo com o IBGE, o impacto de melhor nível educacional sobre a renda familiar pode ser atestado comparando-se a despesa média mensal conforme dife- rentes níveis educacionais (anos de estudo) e também com base nas diferenças das despesas familiares apon- tadas no indicador “existência ou não de pessoa com nível superior completo ou incompleto na composição da família”. A Figura 2.6 demonstra que a despesa mensal média das famílias com 11 anos ou mais de estudo mais que triplica em relação àquelas com menos de um ano de estudo. Por outro lado, os dados da POF 2008/2009 indicam que “as famílias que não possuí- am pessoa com nível superior completo ou incompleto em sua composição tiveram uma despesa total média mensal de R$ 1.659,99; aquelas com uma pessoa, R$ 4.296,05; e as famílias com mais de uma pessoa, R$ 8.117,27” (IBGE, 2010). 2.4 EDUCAÇÃO E CULTURA FIGURA 2.5 Distribuição da população por nível de educação: 1992-2007 Fonte: IBGE, s.d.

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