Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 60 fatores que influenciam o mercado de bens de consumo Crescimento dos consumidores LOHAS O maior interesse por saúde e bem-estar tem provocado o crescimento de um segmento específico de consumidores, rotulados como LOHAS (Lifestyles of Health & Sustainability), cujo estilo de vida requer produtos e serviços alinhados com seus valores e visão de mundo, configurados a partir de um maior acesso à educação e à informação (GLOBAL..., 2008). As deci- sões de compra dessas pessoas são influenciadas for- temente pelos critérios de saudabilidade e sustentabili- dade. Buscam um equilíbrio entre uma vida saudável e responsável quanto ao impacto do consumo individual sobre o meio ambiente e a coletividade. Os LOHAS não devem ser confundidos com os consumidores “verdes”, em geral mais radicais em re- lação ao efeito do consumo sobre o meio ambiente. Seu perfil inclui características como: moderno, adepto a novas tecnologias, que exige transparência das empre- sas e autenticidade de suas marcas, são céticos em re- lação à propaganda, trocam informações entre si sobre hábitos de consumo, buscam soluções que ofereçam elevada qualidade intrínseca do produto com outros atributos mais subjetivos, como a responsabilidade so- cial do fabricante (GLOBAL..., 2008). Apesar de estar constatada nos países desenvol- vidos como Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Austrália e Japão, existem evidências, embora não comprovadas cientificamente, de que é um fenô- meno mundial manifestado também na China, na Índia e no Brasil. O valor desse mercado nos Estados Unidos foi estimado em US$ 209 bilhões em 2007, com pers- pectiva de grande crescimento no futuro, devido à sua elevada taxa de crescimento (GLOBAL..., 2008). Um estudo realizado por pesquisadores de diversas áreas traçou diferentes cenários futuros para a sociedade europeia, considerando a consciência sobre a importân- cia do estilo de vida saudável. É interessante a reflexão sobre o possível impacto de um desses cenários sobre o consumo, caracterizado pela intolerância a produtos e hábitos não saudáveis pela sociedade, forte presença do governo na promoção desse estilo de vida, inclusive oferecendo incentivos fiscais (NUTRITION..., 2004). Na configuração desse cenário, além de influenciador, esse fator se tornaria força coercitiva dos hábitos de consumo de alimentos e outros produtos e serviços. FIGURA 2.6 Despesa mensal média familiar conforme nível educacional: 2008/2009 Fonte: IBGE, 2010

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==